sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

The Intercept: Ibama não consegue achar Amado Batista para cobrar multas milionárias

O site The Intercept publicou matéria que mostra o cantor Amado Batista como alvo do Ibama. “Amado Batista recebeu uma multa de R$ 1,24 milhão por desmatamento em sua fazenda em Cocalinho, na divisa do Mato Grosso com Goiás, em 2014. O município, na região do rio Araguaia, tem um dos maiores índices de desmatamento no estado, diretamente relacionado à pecuária”, diz o texto.

A Fazenda Sol Vermelho, dedicada à engorda de bezerros, já havia sido alvo de uma ação criminal da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Mato Grosso por “grave dano ambiental provocado nas áreas de preservação permanente e de reserva legal”. Segundo o advogado Maurício Vieira de Carvalho Filho, que representa o cantor, a fazenda Sol Vermelho “está de acordo com as normas legais, e devidamente autorizada a promover a exploração da agropecuária”. O termo de infração, diz, refere-se apenas “a menos de 1% (um por cento) da área total da propriedade”.

Amado Batista é um dos artistas que mais apoiam o presidente Bolsonaro, que, inclusive, já almoçou em uma das fazendas do cantor aqui em Goiás.