domingo , 28 abril 2024
Sem categoria

Lissauer convoca reunião para discutir a criação do fórum Parlamento Goiano

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), vai se reunir na manhã desta sexta-feira, 13, com os presidentes das Câmaras Municipais das 21 cidades que compõem a Região Metropolitana de Goiânia (RGM).

O encontro será realizado para apresentar o projeto do “Parlamento Metropolitano”, um fórum permanente que está sendo desenvolvido para criar e aplicar políticas públicas que integrem esses municípios, governos estadual e federal. O evento terá lugar na sala da Presidência da Assembleia.

Por meio deste fórum permanente de debates, o qual possui natureza analítica, informativa, propositiva, fiscalizadora e deliberativa, o Legislativo goiano segue com o seu intuito de cumprir com a prerrogativa constitucional de elaborar leis e ações visando o desenvolvimento e a integração regional.

A iniciativa tramita na Assembleia como um projeto de resolução assinado pela Mesa Diretora para que seja formalizada como uma política pública de Estado. Protocolada sob o nº 7821/19, a proposição está em primeira fase de discussão e votação do plenário e, portanto, ainda pode receber sugestões que levem à formulação do texto final.

Pela proposta, será instituído, no âmbito da Alego, o Parlamento Metropolitano das regiões metropolitanas de Goiânia e do Entorno do Distrito Federal. O diretor Parlamentar da Casa, Luis Cesar Bueno, explica que, de início, será colocada em prática apenas a parte da iniciativa que abrange o aglomerado urbano de Goiânia.

O Parlamento Metropolitano alcançará, diretamente, mais de 7 milhões de goianos que vivem nesses municípios: cerca de 2,5 milhões na Região Metropolitana de Goiânia e 4,5 milhões na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O texto do projeto frisa que iniciativas semelhantes já estão acontecendo nas regiões metropolitanas de Campinas (SP), Fortaleza (CE), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP