Poder360 – Um vídeo onde 1 imigrante haitiano faz críticas ao presidente Jair Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada começou a circular nas redes sociais na noite desta 2ª feira (17.mar.2020). Na peça, ele condena a participação de Bolsonaro em 1 protesto em tempos de pandemia do coronavírus. Também diz que “acabou” e que Bolsonaro “não é presidente mais”. Assista abaixo.
No início da gravação, Bolsonaro está em frente à residência oficial ouvindo os presentes, como costuma fazer, quando 1 homem explica que veio do Haiti e critica Bolsonaro por ter confraternizado com apoiadores no domingo (15.mar), em ato que se opunha ao Congresso Nacional e ao STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente, que chegou a conviver de perto com autoridades que testaram positivo para coronavírus, furou o isolamento e cumprimentou manifestantes.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, Bolsonaro teve contato com ao menos 272 pessoas na ocasião. Apertou mãos e segurou celulares de apoiadores –situações que podem propagar o covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Em referência à manifestação, o haitiano diz que Bolsonaro “teve escolha” e mesmo assim foi. O presidente responde que não está entendendo e o homem rebate: “Você está entendendo, eu estou falando brasileiro. Bolsonaro, acabou. Você está recebendo mensagem no seu celular. Todo mundo, todo brasileiro está recebendo mensagem no celular. Você não é presidente mais“. A fala do haitiano é seguida das reações assustadas dos apoiadores do presidente –“o que é isso?”, pergunta uma mulher.
Tipicamente, as interações de Bolsonaro com populares em frente ao Alvorada são com apoiadores do presidente. Essa é uma rara ocasião onde 1 opositor estava presente e fez uma crítica em voz alta.
Com a divulgação do vídeo nas redes sociais, a hashtag #Bolsonaroacabou amanheceu nos trending topics do Twitter. Às 7h20, continuava no topo –há pelo menos duas horas e meia.
Assista: