terça-feira , 24 dezembro 2024
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Justiça determina redução pela metade a quantidade de  trabalhadores nos call centers em Goiás

A Justiça determinou nesta sexta-feira (20) a imediata redução pela metade da quantidade de trabalhadores em call centers de todo o Estado. A medida foi tomada após funcionários da unidade da Oi na BR-153 (BTCC), e da Vivo, na Avenida 136 (Atento), em Goiânia, realizarem um manifesto na última quinta-feira (19) pela suspensão dos trabalhos, diante dos casos de Covid-19 em Goiás, informou o site Mais Goiás.

De acordo com o documento assinado pelo juiz titular da Vara do Trabalho, Luciano Santana Crispim, “nos termos do art. 300 do CPC, a tutela de urgência antecipada será concedida quando forem demonstrados elementos que indiquem a probabilidade do direito, o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo, e desde que não exista perigo de irreversibilidade dos efeitos da concessão da medida”.

Segundo os funcionários, a empresa não liberou nenhum funcionário das atividades, incluindo gestantes, idosos e pessoas com doenças pré-existentes. A decisão prevê ainda que seja observada a distância mínima de dois metros entre os pontos de atendimento dos trabalhadores, fornecendo-lhes EPIs adequados ao risco; fornecimento e orientação do uso de álcool gel 70% para os trabalhadores que estiverem exercendo suas atividades normais; e manter as áreas de uso comum e os postos de trabalho higienizados e arejados.

Além disso, fica determinada a orientação aos trabalhadores quanto às medidas de higiene e segurança para a prevenção do coronavírus, propagadas pelo Ministério da Saúde, “inclusive com o afastamento imediato do trabalhador que apresente qualquer dos sintomas da COVID-19”.

o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicação e Teleatendimento no Estado de Goiás (Sinttel), Alessandro Torres, comemorou a decisão e fez, ainda, um apelo à comunidade: “Solicitamos encarecidamente que não liguem nas centrais, somente se for necessário, porque as pessoas lá também precisam de cuidados especiais”. O presidente informou também que o sindicato está realizando um trabalho de conscientização e prevenção do risco de adquirir o coronavírus. “Estamos entregando aqui nas portarias dos call centers um frasco pequeno de álcool em gel, para que o trabalhador possa higienizar as mãos frequentemente”, finalizou.