sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Lissauer convoca primeira sessão virtual da Assembleia para esta quarta-feira (25)

Para dar continuidade aos trabalhos legislativos e discutir ações de combate a pandemia do novo coronavírus no estado, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), informou que os testes para o início das votações remotas no Parlamento goiano serão concluídos nrsra terça-feira (24).

Com isso,, está prevista a realização da primeira sessão ordinária por videoconderência para a quarta-feira (25). Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela TV Alego.

Na semana passada, Lissauer divulgou a implantação da plataforma digital da Casa, cujo sistema foi cedido sem custo o pelo Congresso Nacional. Segundo ele, a “sessão virtual” possibilitará a discussão e apreciação de matérias importantes e de interesse da população goiana sem a presença física dos deputados.

“Vamos concluir o teste com os deputados nesta terça-feira para que amanhã já possamos dar inícios às sessões. Assim como no Senado e na Câmara Federal, também discutiremos aqui, de forma virtual, diversos projetos de interesse coletivo, principalmente, aqueles relacionados às ações de combate ao coronavírus. Estamos atentos e totalmente empenhados nesta essa causa”, disse o presidente da Alego.

Lissauer esclareceu que mesmo de forma remota, as sessões virtuais serão transmitidas, ao vivo, pela TV Alego, no canal 61.2 da TV aberta ou no canal 8 da Net, e também pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br.

“Transparência é um dos pilares da nossa gestão e por isso, mesmo não estando presencialmente, vamos transmitir todas as sessões plenárias ao vivo através da nossa TV Alego e do nosso portal. A população de todo o Estado de Goiás poderá nos acompanhar de onde estiver”, afirmou.

A conexão entre os parlamentares será estabelecida em áudio e vídeo via tablet, smartphones e computadores.

Uma das primeiras matérias que deve ser apreciada através da plataforma é o pedido de reconhecimento de calamidade pública em Goiás por conta do novo coronavírus.

 
Semelhante à medida tomada pelo Governo Federal, o decreto prevê a flexibilização do cumprimento da meta fiscal no Estado diante da perspectiva de elevação dos gastos públicos para tentar conter a crise e queda de arrecadação. 
 
De acordo como governador Ronaldo Caiado, há uma previsão de déficit na ordem de R$ 4 bilhões para este ano devido à pandemia o da covid-19.