segunda-feira , 29 abril 2024
Sem categoria

MP-GO toma medidas para manter aberto Hurso em Santa Helena. Caiado deixou tudo acabar

O Ministério Público de Goiás, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Santa Helena de Goiás, requisitou informações e cobrou providências de diversos órgãos visando garantir o direito integral à saúde da população, em tempos de pandemia. Assim, a promotora de Justiça Anna Edesa Ballatore Hollande Lins Boabaid requereu ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, que providencie os insumos necessários à segurança dos profissionais, acompanhantes e pacientes do Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), para evitar o contágio e a propagação da Covid-19.

Ainda sobre o Hurso, a promotora pediu esclarecimentos sobre a reprogramação de procedimentos cirúrgicos eletivos e encaminhamento de documentos sobre fornecimento de máscaras aos profissionais. Recomendou também que todos os profissionais da unidade que promovam a notificação compulsória dos casos suspeitos de contaminação ao Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde (Cieves).

À secretária de Saúde de Santa Helena, Letícia Rosa Marques, a promotora solicitou informações sobre as medidas de contenção da doença nas unidades de saúde, na área de saúde bucal, para verificar o cumprimento de normas relativas ao setor.

Por fim, a promotora recomendou ao prefeito da cidade, João Alberto Rodrigues, que adote as providências necessárias para cumprir a legislação visando assegurar a assistência asilar aos idosos que não têm meios de subsistência, que não tenham família, com repasse financeiro para auxiliar as duas entidades existentes no município. Em relação ao Abrigo Espírita Maria Madalena, Anna Edesa requisitou a destinação de materiais de higiene, tais como máscara, luvas, álcool, fraldas e medicamentos, assim como pediu  que a vacinação contra a gripe influenza seja feita nas instituições. (Cristiani Honório / Assessoria de Comunicaç