sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Aparecida de Goiânia: Veter Martins ganha força para permanecer como vice de Gustavo Mendanha

O exercício do cargo de prefeito, desde 9 de março, deu mais uma oportunidade para o vice-prefeito Veter Martins se fortalecer no processo político de Aparecida de Goiânia. O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) retorna ao cargo nesta segunda-feira, 6 de abril, após mais de um mês afastado para tratar uma trombose venosa cerebral. O período que o vice ficou à frente da Prefeitura de Aparecida coincidiu exatamente com a reta final da filiação dos pretensos candidatos às eleições de 2020.

Para ampliar o leque de aliados de Mendanha, Veter se filiou ao PSD de Vilmar Rocha e Francisco Jr juntamente com o senador Vanderlan Cardoso, que já declarou apoio a Gustavo em 2020, independentemente de qual partido estivesse. Além do PSD de Vilmar, Vanderlan e Francisco, Veter Martins tem o apoio do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, e do ex-prefeito Maguito Vilela (MDB) para continuar no posto de vice. Com aprovação em alta da gestão de Gustavo Mendanha, nos bastidores da política aparecidense a tese que “não se mexe em time que está ganhando” ganhou força.

Sob o aspecto de gestão, Veter Martins conseguiu manter a Prefeitura de Aparecida funcionando coesa durante a ausência de Mendanha e coordenou a montagem do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus com a participação da Câmara Municipal, Ministério Público, Aciag, Fieg e Camap. Ao estabelecer diálogo amplo com a sociedade para tomar medidas duras no enfrentamento ao vírus, Veter demostrou capacidade de articulação.

Durante o período que esteve à frente da Prefeitura de Aparecida, o vice-prefeito fez questão de dialogar com o titular do cargo diante de grandes decisões, como as medidas econômicas que suspenderam, por no mínimo, 90 dias o pagamento de impostos e taxas. Durante Live nas redes sociais, Gustavo definiu Veter como leal e competente.

Neste mandato, ao todo, Veter ficou à frente da Prefeitura por 40 dias. Os primeiros 16 dias foram no primeiro ano de mandato quando Gustavo viajou para Israel para fortalecer as relações com o país. Além de vice, Veter também ocupou em 2017 e 2018, a Secretaria de Governo, que coordena o programa ‘Prefeitura em Ação’, que já realizou mais de 200 mil atendimentos em todas as regiões de Aparecida.

PODER LEGISLATIVO – Antes de assumir a Prefeitura de Aparecida em 9 de março, Veter em comum acordo com o prefeito Gustavo Mendanha e em respeito em consideração ao trabalho da Câmara Municipal possibilitou que o presidente da Casa, vereador Vilmar Mariano (MDB), ocupasse o cargo por uma semana. Prefeito e vice iniciaram a vida política exatamente no parlamento. Gustavo foi presidente da Câmara por dois mandatos e Veter chegou a ser o mais votado para vereador quando ganhou a eleição em 2004.