quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Anápolis: sistema de vacinação drive-thru atende novamente idosos e profissionais da saúde

Mais de 30 mil idosos e profissionais de saúde imunizados contra a gripe em Anápolis. Este é o saldo até o momento da campanha no município. Foram várias estratégias aplicadas como equipes volantes em domicílio, asilos e hospitais e o drive-thru (sem sair do carro) em duas oportunidades. E nesta quarta-feira, dia 8 de abril, acontece a terceira mobilização nesse mesmo sistema. Uma alternativa para evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus.
O horário será das 8h às 17h, ou até quando durar o estoque das vacinas que foi reposto na segunda-feira, 6, pelo Ministério da Saúde com 12 mil doses. Mais uma vez o público-alco serão pessoas com idade acima de 60 anos (apresentar documento pessoal com foto) e profissionais da saúde (levar contracheque ou identidade profissional).
A vacinação será nos mesmos pontos das duas vezes anteriores: Rodoviária, UniEvangélica, Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury (Osego), Feirão do IAPC e Unidade de Saúde do Filostro Machado (veja o endereço no final do texto).
Apesar das filas, o modelo drive-thru foi adotado por várias cidades do País, por ser considerado uma alternativa segura para evitar proximidade entre pessoas e, assim, mitigar o risco de transmissão da Covid-19. “Com todo o trabalho que fizemos já vacinamos mais de 25 mil idosos e quase seis mil profissionais de saúde. Acreditamos que, com a ação de amanhã, atingiremos a meta”, diz o coordenador municipal de Vigilância, Júlio César Spíndola, lembrando que a meta proposta pelo Ministério da Saúde em Anápolis são 34 mil idosos e 12 mil profissionais da saúde.
Fases
A segunda fase da campanha de vacinação, programada para iniciar no dia 16 de abril, imunizará professores de escolas públicas e privadas, além de pessoas ligadas às forças de segurança e salvamento.
Em um terceiro momento, no dia 9 de maio, haverá a ampliação da quantidade de pessoas: crianças de seis meses a cinco anos de idade, jovens entre 12 e 21 anos que estão em medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, gestantes, povos indígenas, pessoas com doença crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e adultos com idade entre 55 e 59 anos de idade.
Vacinação em sistema drive-thru (idosos e profissionais da saúde):
Data: 8 de abril (quarta-feira)
Horário: 8h às 17h
Locais:
– Rodoviária (entrada pela Av.Brasil Norte)
– UniEvangélica (entrada pela Av. Universitária e saída pela Av. Brasil)
– Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury – Osego (entrada pela Av. JK e saída pela Av. São Francisco)
– Unidade de Saúde do Filostro Machado (entrada pela Rua Amélia da Silva e saída pela Rua Jorn. Eurípedes Gomes)
– Feirão do IAPC (entrada pela Rua Benjamin Vieira, saída pela mesma rua, porém deverá seguir o fluxo determinado no local)