Vacinação de professores contra a influenza começa na segunda-feira (11) em Aparecida

Começa na segunda-feira (11) a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Aparecida de Goiânia. A última será destinada a professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a seis anos de idade, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência. A vacinação ocorrerá em 34 postos.

A expectativa é imunizar cerca de 40 mil pessoas dentre todos os grupos definidos desta fase ca campanha. O município seguiu as alterações do calendário realizadas pelo Ministério da Saúde, antecipando para a etapa que acaba de ser finalizada a vacinação de gestantes, jovens sob medidas educativas e população carcerária e deixando os professores e profissionais da Educação para esta última etapa. A campanha se encerrará no dia 06 de junho próximo.

Ao todo serão 34 postos fixos de vacinação em toda a cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deverá realizar o Dia D de Vacinação Contra a Influenza em data ainda a confirmar. Segundo a coordenadora de Imunização do município, Renata Cordeiro, até o momento, nas duas primeiras etapas foram aplicadas mais de 60 mil doses da vacina contra a influenza em Aparecida, cerca de 57% da cobertura.

“A primeira etapa da Campanha imunizou idosos e profissionais de saúde. E a segunda gestantes, os profissionais das forças de segurança e salvamento, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os funcionários do sistema prisional, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários” – pontua. Ela lembra ainda que a imunizaçao de rotina segue em todas as salas de vacina do município e que os pais devem levar as crianças para atualizar a caderneta.

Documentos de identificação

Apenas professores de escolas e faculdades públicas e privadas que atuem em sala de aula e que comprovem a função serão imunizados. Eles devem levar o contracheque, crachá acompanhado de documento de identidade ou carteira profissional com foto. Os Idosos e adultos com idade entre 55 e 59 anos devem levar o documento de identidade. Pessoas com deficiências física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla devem estar acompanhadas do documento de identidade e laudo médico para casos não visíveis (deficiências explicitas dispensam relatórios médicos).