quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Má notícia para Caiado: indústria goiana caiu 2,8% na passagem de fevereiro para março, aponta IBGE

A Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE confirma que a pandemia de Covid-19 interferiu diretamente para a queda da atividade industrial do país na passagem de fevereiro para março. É a primeira vez em oito anos que todas as 15 localidades recuam.

O mais próximo desse resultado aconteceu em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros, que derrubou a produção industrial em 14 dos 15 locais.

“Os dados de março são efeitos diretos do isolamento social que afetou o processo de produção no Brasil”, explica o analista da pesquisa, Bernardo Almeida. Ele lembra que, no formato antigo, com 14 locais, a única queda generalizada ocorreu em novembro de 2008, por consequência da crise financeira global.

Por concentrar mais de um terço (34%) da indústria nacional, São Paulo foi o local que mais influenciou para o resultado nacional de março (-9,1%), com queda de 5,4%. Duas atividades contribuíram fortemente para essa queda: veículos, um dos setores que mais atua no estado, e bebidas.

Também ajudaram a diminuir a média nacional os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que apresentaram recuos de 20,1% e 17,9%, respectivamente. O Ceará, com -21,8%, foi o local que apresentou o maior recuo em termos absolutos, mas apenas o sétimo em termos de influência direta.

Também o Pará (-12,8%), o Amazonas (-11%) e toda a Região Nordeste (-9,3%) apresentaram recuos mais intensos do que a média nacional. Já Pernambuco (-7,2%), Espírito Santo (-6,2%), Bahia (-5,0%), Paraná (-4,9%), Mato Grosso (-4,1%), Goiás (-2,8%), Rio de Janeiro (-1,3%) e Minas Gerais (-1,2%) tiveram índices negativos abaixo da média do país.

Goiás

A indústria goiana caiu 2,8% em março. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, indústria goiana cai pela quarta vez seguida. O recuo foi puxado, principalmente, pela fabricação de veículos que caiu 22,4% e metalurgia, que registrou queda de 21,8%. Já a fabricação de produtos de minerais não-metálicos caiu 9,7%.

Os produtos que mais influenciaram para o resultado em cada setor foram automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível para a primeira, ouro em formas brutas para usos não monetários para a segunda e cimentos “Portland” para a terceira.