Anápolis: população conta com canal de apoio emocional frente ao Coronavírus

Em tempos de distanciamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta terça-feira, 19, um canal de apoio psicológico e orientação a população no enfrentamento ao Coronavírus.

O Viva Bem – Acolhimento em Saúde é um canal de teleatendimento que  promoverá apoio psicossocial por meio de escuta e acolhimento à população de Anápolis, com o propósito de minimizar os impactos emocionais gerados pelo cenário atual.

O serviço é gratuito e funcionará a partir do dia 18, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Pessoas com ansiedade ou medo causados pela pandemia do Coronavírus, podem procurar o atendimento pelos seguintes números 62 99824-1419 e 99975-8587.

Este atendimento é importante para a população, pois proporciona a chance de falar com um profissional capacitado sobre suas angústias e preocupações em relação à Covid-19. Segundo o gerente de Saúde Mental, Marco Aurélio Silva Lima, “este canal não é um atendimento psicológico, mas um acolhimento emocional realizado por um profissional de psicologia mediante escuta breve”.

Ele também informa que para a operacionalização desta forma de atendimento houve uma parceria entra a Gerência de Saúde Mental e a Coordenação da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que “embora a maior parte dos problemas emocionais possam ser considerados normais para uma população que enfrenta uma situação de pandemia, certos cuidados, como um olhar acolhedor e uma escuta sensível são essenciais para reduzir os impactos psicossociais”.