sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Prefeitura de Caldas Novas autoriza reabertura de shoppings, galerias, bares e restaurantes

A Prefeitura de Caldas Novas publicou, na noite de segunda-feira (18), novo decreto par ampliar a lista de estabelecimentos comerciais autorizados a retomar as atividades. O documento afrouxa ainda mais o isolamento social na cidade: lojas em shoppings e galeriasabertas voltadas para as vias públicas, lanchonetes, padarias e barracas de alimentação em feiras livres poderão reabrir a partir desta terça-feira (19).

O funcionamento de bares e restaurantes também foi permitido. A retomada das atividades, porém, só pode acontecer a partir do dia 25 de maio e os locais vão poder abrir das 10h às 22h.

Para voltarem a funcionar, todos os estabelecimentos citados deverão cumprir uma série de exigências para evitar a propagação do novo coronavírus. Os centros comerciais estão proibidos de realizar shows com música ao vivo e devem impedir a aglomeração de clientes, funcionários e terceirizados.

De acordo com o documento, as lojas devem viabilizar o distanciamento de, no mínimo, dois metros entre as pessoas, mesas e cadeiras. Só serão permitidos clientes sentados. O contato físico dentro dos locais também está proibido.

Os estabelecimentos terão de fornecer álcool 70% para higienização das mãos, bem como manter as lojas limpas. Os locais também devem folhetos informativos aos funcionários e clientes quanto ao uso obrigatório de máscaras de proteção, assim como higienização das mãos e cuidados ao tossir ou espirrar.

Funcionários precisarão utilizar luvas descartáveis para recolher e manipular utensílios usados e sujos, e devem jogá-las fora logo após o uso. Os banheiros, mesas, máquinas de cartão de crédito e demais compartimentos e objetos devem ser higienizados constantemente.

O documento assinado pelo prefeito Evandro Magal salienta que, caso os estabelecimentos descumpriram as determinações, poderão ser multados e até mesmo interditados.