quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Aparecida de Goiânia terá escalonamento para comércio por macrozonas

Com o objetivo de aumentar a taxa de isolamento na cidade, conforme recomenda as autoridades de Saúde, evitando assim a contaminação em massa da população pela Covid-19, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, decretou a realização do escalonamento regional das atividades comerciais na cidade a partir da próxima segunda-feira, 08.
De acordo com a portaria nº 035/2020 do Gabinete da SMS, o município foi dividido em 10 macrozonas, sendo que a cada dia da semana, duas delas não irão funcionar. A portaria que regulamenta o escalonamento do comércio do município foi publicada na tarde desta quarta-feira, 03, no suplemento do Diário Oficial Eletrônico de Aparecida.

O prefeito Gustavo Mendanha explica que desde 22 de abril Aparecida de Goiânia vem construindo um plano de enfrentamento com maior previsibilidade de isolamento social e para combater a Covid-19, sendo que o escalonamento é mais uma forma de promover o almejado distanciamento social, alcançando 50% da população da cidade em casa. “Esta é uma ação inédita. Precisamos ampliar o isolamento, que hoje é de 35,8% para mais de 50%. Dessa forma vamos evitar o colapso do sistema público de Saúde e reduzir o índice de contágio da doença, além de melhor atender aos pacientes que apresentarem a forma mais grave da Covid-19”, sublinhou o prefeito Gustavo Mendanha. “Não podemos retomar tudo de forma irresponsável. O momento é de redobrar os cuidados”, complementou.

As 10 macrorregiões foram divididas em Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Buriti Sereno, Expansul, Papillon Park, Santa Luzia, Zona da Mata, Centro, Cidade Livre e Garavelo. Os lockdowns regionais acontecerão um dia por semana, em duas das macrorregiões diferentes, a partir desta segunda-feira, 08 de junho. Como mostra o quadro abaixo, nas segundas-feiras serão fechados os comércios, inclusive os essenciais como farmácias e supermercados, nas macrorregiões da Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso; nas terças-feiras não funcionarão os estabelecimentos da região do Garavelo e Zona da Mata; nas quartas ficarão sem abrir o comércio a região do Buriti Sereno e Cidade Livre; já nas quintas-feiras não abrem o Centro e Expansul e, por fim, nas sextas-feiras ficam fechados os estabelecimentos da região do Santa Luzia e Papillon Park.

Veja como funcionará o escalonamento em Aparecida:

PREF_-_ESCALONAMENTO_REGIONAL_REDES_SOCIAIS