sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

Rede privada cobra ações dos gestores públicos e alerta para risco de colapso na saúde em Goiás

 Em carta aberta divulgada nesta sexta-feira (19), a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (AHPACEG) destacou a nacessidade de ampliar as ações de prevenção ao novo coronavírus e alertou para o iminente risco de colapso nos sistemas público e privado de saúde.

“A doença está em clara ascensão no Estado, atingindo pessoas de todas as idades, já ultrapassando os 14 mil casos e somando mais de 280 mortes”, diz o texto. “Os números ressaltam a necessidade da  adoção de medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia baseadas em evidências científicas e na análise de dados estatísticos”, acrescenta.
Leia carta aberta na íntegra:

COVID-19: CARTA ABERTA À SOCIEDADE E AOS GESTORES PÚBLICOS
Nas últimas semanas, Goiás vem registrando um aumento expressivo nos casos de Covid-19.
A doença está em clara ascensão no Estado, atingindo pessoas de todas as idades, já ULTRAPASSANDO OS 14 MIL CASOS e somando MAIS DE 280 MORTES.
Além das vidas perdidas e afetadas, os reflexos desta curva ascendente também se traduzem em sobrecarga dos profissionais de saúde e demais trabalhadores que estão na linha de frente dos atendimentos, escassez de materiais e medicamentos, maior ocupação dos leitos e IMINENTE RISCO DE COLAPSO NOS SISTEMAS PÚBLICO E PRIVADO DE SAÚDE.
Os números ressaltam a NECESSIDADE URGENTE DE UMA MAIOR PREVENÇÃO DA DOENÇA com a adoção de medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia baseadas em evidências científicas e na análise de dados estatísticos.
Não somos contra a reabertura do comércio, a volta às aulas ou outras medidas de retomada da economia. Mas, o momento exige responsabilidade, comprometimento e ações dos gestores públicos e de cada cidadão.
TODOS PRECISAM FAZER A SUA PARTE, usando máscaras de proteção facial, higienizando as mãos de forma correta e frequente e mantendo o DISTANCIAMENTO SOCIAL.
Abraços, apertos de mãos, reuniões, festas, passeios no parque sem proteção, aglomerações no comércio, idas em grupo aos shoppings e feiras precisam ser deixados de lado neste período.
Mais do que um alerta, fazemos um APELO a todos para que façam a sua parte e para que possamos vencer essa pandemia sem o sacrifício de mais vidas. 
AHPACEG
Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás