Aparecida: prefeitura abre novo drive-thru de testagem para a Covid-19

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou novo posto de coleta para teste de Covid-19, nesta segunda-feira, 13, no modelo drive-thru no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, na Cidade Administrativa. No local serão realizadas mais de 150 testagens diárias com agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Outro drive-thru, no Jardim Boa Esperança, na Avenida C-6, ao fundo do Centro de Diagnósticos e Especialidades, continua em atividade.

A iniciativa é parte da estratégia municipal de enfrentamento ao coronavírus que segue diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) em três eixos: testar, isolar os casos positivos e cuidar dos doentes com eficácia.

Serão testadas apenas as pessoas com agendamento prévio pelo 0800-646-1590 que estejam com sintomas de gripe, principalmente as que pertençam a grupos vulneráveis e prioritários. Os exames são do tipo RT-PCR, considerado pelos especialistas como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico.

Desde o último 22 de abril, já foram realizados pela Prefeitura mais de 30 mil desses exames para Covid-19, bem como 1,4 mil testes rápidos realizados em um inquérito populacional. Além dos dive-thrus, diariamente mais de 120 pessoas são testadas em cada uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade (Buriti Sereno, Brasicon e Flamboyant) mediante pedido médico.

“A cada dia, mais de 900 pessoas são testadas na cidade. Na semana passada batemos mais um recorde, com 1,4 mil amostras coletadas em apenas um dia nas três UPAs e no drive-thru do Jardim Boa Esperança”, comentou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

Diagnóstico aprimora o tratamento

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida, informa que os drive-thrus são uma maneira de ampliar a testagem na cidade de forma segura e acessível com critérios técnicos e que facilita o acesso da comunidade por não exigir consulta médica prévia.

“Estamos enfrentando uma situação inédita no mundo que exige estudos científicos e práticas urgentes. Nesse sentido, o prefeito Gustavo Mendanha determina que façamos tudo o que for possível para conhecermos a realidade do coronavírus em Aparecida ao mesmo tempo em que adaptamos experiências bem-sucedidas usadas no exterior. Testamos, monitoramos os casos positivos com foco no diagnóstico e nas medidas precoces para evitar agravamentos e mortes e implantamos mais leitos de enfermaria e de UTI’s específicos para a Covid-19.”

Na cidade, até o momento, apenas 12% dos portadores de Covid-19 precisaram ser internados, e, destes, 7% precisou de leito de UTI.

Quem pode fazer a testagem

Podem fazer o teste pelo drive-thru pessoas com sintomas gripais condizente com os da Covid-19 e que sejam moradoras de Aparecida de Goiânia, principalmente os dos grupos de risco, como idosos e com comorbidades agravantes, ou que tenha tido contatos intradomiciliares de casos confirmados. Porém, é obrigatório ligar antecipadamente no número 0800-646-1590 para marcar o dia e o horário da coleta.

Na data agendada, basta passar pela estrutura de tendas e cabines montada no drive-thru determinado. O paciente, sem descer do veículo, apresenta um documento de identidade para a checagem do agendamento e um profissional da SMS faz a triagem, preenche uma ficha de notificação e a assina um termo de consentimento.

Em seguida, são aferidas pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio. Estando tudo de acordo com os protocolos, é feita a coleta do material e o paciente é liberado para ir embora aguardar o resultado que será informado por telefone, via mensagem de whatsapp, pela equipe da Central de Monitoramento por Telemedicina da SMS.