VÍDEO – Prefeito avalia possibilidade de anunciar “risco leve” em Anápolis

O prefeito Roberto Naves anunciou nest segund-feirav(13), em suas redes sociais, que existe uma possibilidade real de que a cidade de Anápolis retorne ao risco leve na próxima quinta-feira, dia da semana que, segundo o decreto municipal, a prefeitura precisa anunciar a situação de risco da semana seguinte.

Segundo o prefeito, avaliar esta hipótese é possível devido às últimas ações feitas pela gestão municipal, que ampliou 35 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI.

Ainda no vídeo, o prefeito anuncia que mais 10 leitos de UTI serão implantados ainda esta semana, ampliando para 53 o total de leitos exclusivos para moradores de Anápolis.

Dizer que o município está em situação de risco leve para o coronavírus, não significa descartar que pandemia é um problema grave a ser enfrentado e que a população não deve fazer sua parte, seguindo todos os protocolos de isolamento.

O chamado risco leve significa apenas que o sistema de saúde está em condições de suportar o aumento o número de casos, seja ele pequeno ou grande.

A matriz de risco leva em conta o aumento de casos em comparação aos leitos disponíveis.

Em resumo, para calcular este risco não importa apenas a velocidade de propagação do vírus. Entra também nessa conta a quantidade de leitos. Por isto, mesmo com o número expressivo de casos todos os dias e até mesmo o aumento de óbitos, é possível que a cidade esteja em risco.

Assista:

View this post on Instagram

Pessoal, nesta quinta-feira (16), estaremos reavaliando nossa situação de risco do Coronavírus em Anápolis e adianto a vocês que existe uma possibilidade real de retornarmos para o RISCO LEVE. Como vocês sabem, nossa matriz de risco leva em consideração os leitos exclusivos para COVID-19 disponíveis na cidade. Com as ações que fizemos neste final de semana, ampliando mais 35 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI, além de mais outros 10 que estaremos instalando durante esta semana, é possível sim que na quinta-feira possamos voltar ao RISCO LEVE e permitir um maior funcionamento das atividades econômicas. É como temos dito sempre: enquanto tivermos a oportunidade de salvar vidas e manter a economia, assim faremos!

A post shared by Roberto Naves (@robertonavesoficial) on