sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Lêda propõe cuidados à saúde de servidores públicos na retomada das atividades

A deputada Lêda Borges (PSDB) quer estabelecer critérios e cuidados à saúde de servidores e empregados públicos com comorbidades ou doenças psíquicas na retomada das atividades no pós-pandemia.
Se aprovada a proposta, ficará determinado que, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus, após a implantação do plano de retomada de atividades  no estado de Goiás, servidores e empregados públicos que apresentarem comorbidades ou condições precárias de saúde física ou mental, comprovadas com declarações médicas, deverão ser mantidos  em regime de home office ou lotados em departamentos destinados à realização de funções públicas que não possuam risco de infecção da covid-19.

É importante ressaltar que este projeto de lei só terá validade enquanto perdurar o isolamento social parcial ou integral e demais medidas adotadas pelo Poder Público no combate à pandemia da Covid-19, cessando seus efeitos, com o fim da pandemia decretado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a parlamentar, Goiás vive uma grave situação de emergência sanitária, assim, situações excepcionais que envolvem a garantia da saúde dos servidores e empregados públicos precisam ser trazidas à discussão.

“O isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus desencadeou diversos problemas à saúde mental, entre eles, ansiedade, angústia, frustração, medo e pânico”, disse

E arrematou: “A vida e a dignidade humana devem estar em primeiro lugar.”