terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Bela Vista/GO se destaca pelo alto índice de testagem de Covid-19

O Jornal O Popular publicou, na edição do último fim de semana (11 e 12 de julho), matéria que informava os índices de exames feitos na população brasileira e nos 26 Estados em relação à infecção pelo novo coronavírus. Com base nos dados fornecidos pelo jornal acerca do país e dos 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, foi possível constatar-se que Bela Vista se destaca como um dos lugares com o maior número de pessoas examinadas: 5,62% da população testada, contra 2,15% de pessoas testadas no Brasil e 1,06% de pessoas testadas em Goiás. A expectativa é que, em Bela Vista, até o fim de agosto, 10% da população já tenha sido testada.

O alto índice de testagem em Bela Vista só foi possível em função da compra de 3 mil testes rápidos pela Prefeitura Municipal, para que a real situação da contaminação pudesse ser verificada e, a partir daí, ações pudessem ser realizadas com base em dados mais próximos da realidade, uma vez que, pelo Estado, eram realizados apenas dois exames por semana, e em pessoas hospitalizadas.

Um exemplo de sucesso da compra dos testes rápidos foi a ação na Casa do Idoso Dona Neném Lucindo, que salvou vidas. A Prefeitura determinou a testagem de todos os moradores (todos pertencentes ao grupo de risco) e funcionários do local. Um idoso, assintomático, e seu companheiro de quarto testaram positivo. “Os dois foram isolados no Hospital Municipal e evitamos que os demais moradores contraíssem a doença” lembra a prefeita.

Até o momento já foram realizados 1686 testes rápidos na população, estimada em cerca de 30 mil pessoas. Desses, 114 testaram positivo e 1572 testaram negativo. Se não existissem testes rápidos e o município só realizasse os exames fornecidos pelo Estado, seriam apenas cerca de 30 pessoas positivas para Covid-19 até hoje em Bela Vista de Goiás. “O grande número de testagem pode passar uma ideia de contaminação acima da média no município em relação aos demais, mas o que acontece é que somos um dos que mais testam, então, na verdade, temos os dados mais próximos da realidade” finalizou a prefeita Nárcia Kelly.