“Cabeças” do Congresso 2020: apenas o deputado Vítor Hugo aparece na lista dos 100 parlamentares mais influentes do DIAP

Dos 17 deputados federais e três senadores de Goiás, apenas o deputado Vítor Hugo (PSL) aparece na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo pesquisa de avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Vítor Hugo é lider do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados e foi cotado para assumir o Ministéruo da Educação.

Os chamandos “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas.

Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.

Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

A bancada goiana não está bem na fita no Congresso.