quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Anápolis: quase 500 cirurgias oftalmológicas realizadas com segurança durante a pandemia

A saúde não para. Mesmo com a pandemia do coronavírus, o trabalho continua com ainda mais segurança, respeitando os protocolos de higiene, distanciamento social e evitando aglomerações. Prova disso são as cirurgias oftalmológicas. De março até agora – quando começaram as ações de controle e combare à Covid-19 – foram realizadas 475.

As cirurgias fazem parte do contrato assinado entre a Prefeitura e o Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA) no final de janeiro deste ano. Os procedimentos começaram a ser feitos e, com a pandemia, os agendamentos foram espaçados. Mas foi possível zerar a demanda reprimida que no início era de 830 cirurgias e agora tem uma fila de espera de 178 pacientes que já estão regulados.

Vale ressaltar que a fila é organizada por critérios como gravidade, equidade e temporalidade sendo acompanhada diariamente pelo Ministério Público. O credenciamento da unidade executante foi feito por meio de chamamento público. Além das cirurgias de catarata, o contrato prevê ainda operações de retina, córnea, ptose palpebral, pterígio e outras especialidades, além de outros procedimentos oftalmológicos.