quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Enel faz esclarecimento sobre tarifas de energia na pandemia

Enel Distribuição Goiás esclarece que não houve aumento da tarifa de energia na pandemia. O reajuste de todas as distribuidoras do Brasil é anual e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrca (Aneel). Em Goiás, o último reajuste ocorreu em outubro do ano passado e foi negativo, -3,9%.

A distribuidora informa, ainda, que já retomou a leitura presencial dos medidores. No início da pandemia, alguns clientes tiveram suas leituras de consumo de energia faturadas pela média dos últimos 12 meses, seguindo orientação da Aneel. Uma medida para proteger clientes e colaboradores. Os clientes lidos pela média e que pagaram um consumo menor do que o realmente consumido foram posteriormente cobrados do excedente.

Por isso, algumas contas vieram mais altas. Já os clientes que foram faturados acima do consumo real, devido à leitura por média, estão recebendo créditos nas faturas.

Durante o período de isolamento social, as pessoas estão passando mais tempo em suas casas e, consequentemente, consumindo mais energia. A distribuidora orienta que os clientes economizem energia elétrica e acompanhem o avanço do consumo em seus medidores.