quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Plano Diretor: Andrey defende Goiânia mais vertical e com melhor adensamento

O relatório formulado pela Subcomissão de Ordenamento Territorial do Plano Diretor de Goiânia foi entregue publicamente à Comissão Mista durante a sessão em plenário de terça-feira (4/8). Relator da Subcomissão, o vereador Andrey Azeredo (MDB) defende que a cidade seja verticalizada, com incentivos para a construção de mais edifícios.
“O que queremos é uma cidade mais compacta e menos espraiada, com menos vazios urbanos. Atualmente vemos as pessoas irem para setores periféricos e, em contrapartida, muitos bairros, especialmente os melhores localizados se comparados com a região central, estão ficando elitizados”, explicou o relator. “Aproveitar melhor estes vazios também é uma forma das pessoas que forem morar ali usufruírem de uma infraestrutura já pronta, ao passo que em setores mais distantes, ainda é imprescindível mais investimentos do poder público”, disse Andrey.
No relatório, o vereador traz novidades como a criação do “índice de aproveitamento”, que calcula a área construída permitida para um terreno específico. “Ou seja, ao invés de utilizarmos o antigo índice, denominado ‘fração ideal’, propomos a criação daquele para que o lote seja aproveitado ao máximo”, diz ele, fazendo referência a uma das propostas de emenda intitulada “Adoção de índices de controle de densidade demográfica diferenciados”.
O relatório da Subcomissão de Ordenamento Territorial traz 32 proposições – deste total, 25 são emendas apresentadas por Andrey e por outros vereadores. Naquele contexto de aumentar a verticalização em Goiânia, umas delas prevê, por exemplo, que o limite de andares em prédios construídos em áreas de adensamento básico aumente – exceto em áreas de ocupação sustentável e de restrição ambiental e em setores como Sul e Jaó.
Outras emendas que merecem destaque são a “exigência de estudo de impacto de trânsito para unidades habitacionais que oferecerem mais de 50 vagas” e a não menos importante “ampliação ou criação de unidades para o desenvolvimento de habitação de interesse social”. “Nosso objetivo foi produzir um relatório que permita que Goiânia cresça com oportunidade para todos. Que seja uma cidade inclusiva e com excelente qualidade de vida”, disse o vereador relator. (Com informações do site A Redação)