sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Acões de Gustavo Mendanha em Aparecida servem de exemplo para prefeituras e até para o governo Caiado

O trabalho desenvolvido pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), virou referência para prefeituras e até mesmo para o governo de Goiás.

Numa ação inédita entre os municípios de Goiás, a prefeitura de Aparecida entregou aparelhos de leitura em fevereito deste ano para serem usados por pessoas cegas ou com baixa visão na Biblioteca Pública do Centro e em quatro escolas da rede municipal de ensino. O aparato ‘lê’ as informações impressas em qualquer superfície e ‘fala’ para o usuário o que está escrito.

O aparelho, que está sendo usado de forma pioneira no Brasil pela prefeitura de Aparecida, inspirou o governador Ronaldo Caiado a também adotar o seu uso em nível estadual seis meses depois, ou seja, agora em agosto.

Pelas redes sociais, Caiado anunciou a aquisicão de 51 aparelhos de leitura para deficientes visuais, que serão utilizados nas escolas públicas estaduais. O governdor se emocionou diante da menina Janaína, que usou pela primeira vez um óculos de leitura.

 

O professor José Roberto Francisco de Souza, que é cego e ensina leitura em braile para alunos da rede pública em Aparecida, testou o equipamento na Cidade Administrativa, na cerimônia de entrega dos aparelhos. Ele aprovou a funcionalidade do aparato. Chamado de Orcam MyEye, o artefato conta com tecnologia israelense de inteligência artificial.

José Roberto mostrou como o aparelho escaneia e dita todas as informações discretamente no ouvido do usuário. O professor usou alguns recursos como o informe de horas, que é acionado pelo simples gesto de girar o pulso, como se fosse para ver as horas. O detalhe é que a pessoa não precisa estar usando de fato um relógio.

A avaliação foi dita diretamente ao prefeito Gustavo Mendanha, que entregou o equipamento à comunidade. “Para nós [deficientes visuais], esse aparelho será de grande valia. Essa tecnologia chegou para facilitar o acesso do deficiente à informação. Agora podemos ler livros literários e didáticos”, disse o professor José Roberto. Ele parabenizou a Prefeitura de Aparecida pela iniciativa.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que Aparecida foi a 1ª cidade do Estado a adquirir esses equipamentos de leitura. Ele adiantou que a rede de ensino municipal será contemplada com mais ferramentas que melhoram o acesso à educação. “Esse será o ano da educação. Nós estamos fazendo um governo inclusivo, dando oportunidade a aqueles que não têm a visão de ter acesso à leitura e, consequentemente, um maior aprendizado, ampliando sua visão de mundo”, disse Gustavo.