Governo Bolsonaro faz ranking vinculando número de mortes pela Covid-19 a governadores; Caiado é apontado no Top 5

O Palácio do Planalto elaborou um ranking vinculando o número de casos e mortes pela Covid-19 a governadores. Há um “top 5” de locais com mais “novos casos” e “novos óbitos”. Ao lado dos indicadores, vem o nome dos cinco chefes do Executivo estadual respectivos, começando por João Doria, que governa São Paulo, adversário político do presidente Jair Bolsonaro.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, aliado de Bolsonaro, foi apontado em quarto lugar ranking de “novos óbitos”.

O documento, ao qual O GLOBO teve acesso,  foi elaborado pela Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República usando dados do Ministério da Saúde do último sábado, dia em que o Brasil ultrapassou os 100 mil mortos pela Covid-19. Com o marco simbólico, as cobranças sobre o governo federal em relação ao combate à pandemia se intensificaram.
Repassado pelo Planalto a parlamentares da base aliada, o material causou furor nesta segunda-feira entre deputados, que chegaram a considerar inicialmente que se tratava de “fake news”. Eles viram no material uma tentativa de Bolsonaro de se eximir das responsabilidades, ao mesmo tempo em que ataca governadores e prefeitos, e discutem se farão uma manifestação pública de repúdio.
O ranking foi elaborado pela Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República: