sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Gustavo Mendanha lança obras de implantação de 4 eixos viários em Aparecida de Goiânia

A região do Grande Garavelo, em Aparecida, começa a viver uma nova fase, com grandes obras viárias que colocarão a cidade no mesmo patamar, em mobilidade urbana, de grandes metrópoles como São Paulo (SP), Bogotá (Colômbia) e Nova Iorque (Estados Unidos). Essas mudanças se iniciaram com o lançamento, nesta sexta-feira (14), das obras de implantação de quatros eixos viários no sentido Leste-Oeste, que interligarão diversos bairros do município.
No total, serão 26 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas e iluminadas, e mais duas pontes e um bueiro celular. Os detalhes sobre as obras foram apresentados hoje numa videoconferência com participação do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha e do vice-prefeito, Veter Martins.
O evento virtual teve participação, também, do diretor representante no Brasil do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o colombiano Jaime Holguín; do executivo-sênior do CAF para o Setor Público no Brasil, José Rafael Neto; e do vereador Rosildo (PP), que representou a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.
Segundo a Prefeitura de Aparecida, as obras dos eixos serão iniciadas na próxima semana. A previsão é de concluir toda a parte de infraestrutura em três anos e meio.
Os quatro novos complexos viários na região Oeste serão chamados de Eixo Leste-Oeste 01, Eixo Leste-Oeste 02, Eixo Leste-Oeste 03 e Eixo Leste-Oeste 05. No caso do Eixo Leste-Oeste 04 (ELO 04), que dá acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida e ao Aeroporto Executivo Antares, o lançamento das obras ocorreu nesta quarta-feira (12).
Eixo Leste-Oeste 04 ligará a Avenida Santana ao novo Campus UFG Aparecida – Foto: Claudivino Antunes
O ELO-04, que possui quase 6 quilômetros de extensão, será completamente pavimentado. Ao todo serão 93 mil metros quadrados de asfalto implantados na pista, que tem início no final da Avenida Santana e segue até a UFG. Também serão pavimentados o estacionamento e as pistas de acesso interno da Universidade. O valor dessa obra é de R$ 7,3 milhões.
“A previsão é de que as obras do acesso à UFG durem cerca de quatro meses, possibilitando fácil trajeto aos alunos da instituição educacional, além dar mobilidade aos operários que atuarão na construção do Parque Aeroportuário”, comentou o prefeito Gustavo Mendanha.
“Essas obras de mobilidade urbana são muito importantes para o desenvolvimento social e econômico da cidade, como um todo. É um presente que Aparecida ganha hoje. Isso trará mais valorização, e facilitará para as pessoas que moram na região do Grande Garavelo se deslocarem e se movimentarem pelo município”, avaliou o prefeito Gustavo Mendanha.
O gestor ressaltou o apoio e a parceria do CAF, que emprestou US$ 35 milhões ao município para  a realização dessas obras. E agradeceu à Câmara Municipal de Aparecida e ao Senado Federal, que aprovaram no ano passado a tomada do empréstimo junto àquela instituição internacional.