quinta-feira , 28 março 2024
Goiânia

Texto de Nilson Gomes: “Antônio Almeida, na literatura, significava livro de papel”

Veja abaixo texto do jornalista Nilson Gomes, publicado no Jornal Opção, em homenagem ao empresário Antônio Almeida, que morreu na sexta-feira (21):

Antônio Almeida, na literatura, significa livro de papel

Antônio Almeida era gráfico, como os irmãos. Simples, humilde e empreendedor. A família montou uma gráfica, a Pirâmide, e desandou a fazer livros. Pra quem quisesse. O autor tivesse dinheiro ou não. Como escritor nunca tem, Antônio parcelava, ajudava a lançar e a vender, colocava como público parentes e amigos do indigitado. Enfim, esvaziou gavetas e HDs. Seu lugar no Céu está garantido. “Seja bem-vindo, Antônio dos Livros”, teria sido a saudação de Deus se o Altíssimo fosse dado a redundâncias, já que Antônio e Livro são sinônimos — não e-book ou áudio: livro de papel. Aliás, Antônio da Kelps, a editora após ser rebatizada.

A ascensão de Antônio até chegar a vice-presidente da Federação das Indústrias se deu unicamente por trabalho e articulação, sem deixar de humilde e simples, com a cara de menino chorão dos velhos tempos das impressoras que mutilaram-lhes as mãos, ambas calosas de acariciar páginas.

Tentou ser imortal da Academia Goiana de Letras, mas não precisava: alguém que faz o tanto de livros que ele produziu não tem nem o direito de morrer. A imortalidade de Antônio está garantida não por uma cadeira, mas por um trono: é o rei da prosa e do verso.

Se não fossem os protocolos da Covid-19, Antônio deveria ser sepultado numa das grandes pirâmides do Egito — nenhum faraó mereceu mais que ele passar a eternidade numa atração turística.

Antônio da Kelps morreu na sexta-feira, 21, de Covid-19. Ele estava se tratando de câncer há algum tempo.

 

Artigos relacionados

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...

Goiânia

Criança é flagrada brincando entre tela de proteção e janela em apartamento de Goiânia

Uma criança foi flagrada brincando entre a tela de proteção e uma...