quinta-feira , 25 abril 2024
Imprensa

Diário de Goiás: “Iris viu o Fica Iris e não disse não”

Leia abaixo texto assinado por Marcus Vinicius, no site Diário de Goiás:

Apoiadores do prefeito Iris Rezende (MDB) realizaram hoje uma carreata, que teve início a partir do Estádio Serra Dourada até o Paço Municipal. Com faixas “As obras não podem parar”, “Fica Iris” e bandeiras do MDB , os manifestantes se aglomeraram nem frente ao Paço Municipal, onde carros de som e telões mostram imagens e tocaram jingles da campanha de 2016.

O prefeito não saiu ao encontro dos aliados, por recomendação da Procuradoria do Município, que alertou para que o ato poderia configurar ato de campanha, o que é vedado pela Justiça Eleitoral, e pode levar a cassação do registro do candidato que desobedecer esta determinação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Iris recebeu a carta-manifesto dos correligionários, onde é feito formalmente o pedido de que o prefeito “desista de desistir” de concorrer a sua reeleição.

E o fato politico maior do evento é esse: Se Iris não saiu do Paço ao encontro dos manifestantes é sinal de que ele pode “desistir de desistir”?.

Ora, se o prefeito descumpre a determinação da Justiça Eleitoral e recebe os apoiadores, configuraria aí o mais claro sinal de que aposentou-se de vez das lides políticas. Se não o fez, é porque ainda tem dúvidas? Há um fio de esperança para os seus apoiadores? Iris pode refluir e participar da Ata da Convenção do MDB no dia 16 como candidato oficial do seu partido?

Esta é a impressão que fica.

Este não é o único fato relevante da semana.

O anúncio da aposentadoria foi no dia 25 de agosto. Passaram-se nove dias e o prefeito não anunciou o seu sucessor. Não citou nenhum nome. Está quieto. O finado presidente Tancredo Neves dizia que “o silêncio não comete erros”.

No MDB, o ex-governador e ex-prefeito Maguito Vilela luta para viabilizar-se, mas sabe que sem a “unção” de Iris, periga dividir o MDB, tal e qual na campanha de 2018, quando parte do partido ficou com o candidato da legenda, o deputado federal Daniel Vilela, e outra parte seguiu a candidatura do senador Ronaldo Caiado (DEM).

Nos bastidores, fala-se que Maguito topa uma aliança com Caiado nestas eleições, firmando também compromisso para 2022, quando o governador poderá disputar a sua reeleição. O Fica Iris é um fato novo. O silêncio de Iris dá folego ao movimento, que agrada ao Paço e ao Palácio das Esmeraldas.

Se Iris não passa o bastão é porque ainda sente que pode seguir em frente. Política se faz mais de gestos e sinais do que de palavras. Está aí mais um indicativo de que, em se tratando de Iris, somente quando a ata fica pronta é que se sabe quem será o candidato do MDB.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...