Projeto de Rubens Marques obriga uso de fontes renováveis nos parques e reservas ecológicas estaduais

Projeto de Rubens Marques obriga o uso de fontes renováveis nos parques e reservas ecológicas estaduais
Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 4124/20, que torna obrigatório a utilização de fontes de energia renováveis nos parques e reservas ecológicas estaduais. A proposta é de autoria do deputado Rubens Marques (Pros).

Segundo a justificativa do projeto, o impacto decorrente do uso de fontes de energia “sujas” é conhecido e debatido mundialmente.”A preocupação de governos com o avanço do aquecimento global tem sido notada com o implemento de políticas ambientais no sentido de abolir o uso de combustíveis fósseis”, destaca Marques.

O parlamentar afirma que o projeto busca conciliar a política ambiental praticada no estado de Goiás com o sistema global de proteção climática e ambiental. ‘‘O foco é extinguir o uso de fontes de energia não renováveis, mormente as decorrentes de combustíveis fósseis. A mudança para uso integral de fontes de energia renováveis que prevê está lei se dará, contudo, de forma gradual, sendo o ano-limite 2030. Tal previsão busca evitar que as alterações nos sistemas de fornecimento energético afetem o funcionamento regular dos Parques e Reservas Ecológicas estaduais’’, diz.