sexta-feira , 19 abril 2024
Goiânia

Goiânia registra queda de óbitos e internações pela covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), tem realizado diversas ações para o combate da doença. Nas últimas semanas, um balanço feito pela Vigilância Epidemiológica mostrou uma queda nas internações de 35,3% por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 31,5% de Covid-19. Até o dia 12 de agosto, o município tinha registrado diminuição de 29,4% em relação aos óbitos das últimas semanas.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, exclusivos para Covid-19, tem se mantido baixa mesmo com a desativação gradual de leitos. O município chegou a manter 238 leitos de UTI, hoje são 222 com taxa de ocupação na casa dos 51%. O número de leitos de enfermaria já foi reduzido de 240 para 209, mesmo assim a taxa de ocupação tem se mantido abaixo de 50%.

“A ação de testagem ampliada favorece essa redução, pois faz o diagnóstico precoce dos casos e interrompe a cadeia de transmissão. Outras ações como ampliação das testagens nas unidades e aumento do número de leitos quando a curva da Covid-19 estava em ascensão, favorecem essa redução”, esclarece o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro Ternes.

Existe uma tendência de redução, mas os números de internações e óbitos ainda não são satisfatórios e por esse motivo é preciso continuar mantendo as medidas de distanciamento social, controle e precauções para impedir a disseminação e aumento de complicações clínicas provocadas pela doença.

As ações de testagem de antígeno que a SMS vem realizando desde o dia 05 de agosto de 2020 têm sido uma forma eficaz de mapear e tratar os casos de forma mais rápida, evitando transmissões. Até a última sexta-feira (25/09) foram realizados 84.258 testes de antígeno, sendo que 10.578 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12,6%.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...