Senador Canedo: Divino dispara e abre vantagem de dois dígitos sobre 2º colocado

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (Podemos), lidera a corrida eleitoral no município com 11,9 pontos percentuais de vantagem, segundo a pesquisa do Instituto Podium, realizada entre os dias 3 e 5 de outubro. O candidato do Podemos tem 32,8% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Fernando Pellozo (PSD), aparece com 20,9%. Na terceira e quarta posição, estão o deputado estadual Júlio Pina (PRTB) e Tiago do Piso (PSL), que foram citados por 9,5% e 5,8% dos entrevistados, respectivamente.

Já 11,9% dos eleitores declaram que vão votar em branco ou nulo, enquanto 19,1% afirmaram ainda estar indecisos. Esses números são do levantamento estimulado, aquele em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor. Para a realização da pesquisa, o Instituto Podium ouviu 500 pessoas. O intervalo de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,9% para mais ou para menos.

A pesquisa do Instituto Podium para a eleição em Senador Canedo mediu também a percepção do eleitorado sobre quem vai vencer a disputa na cidade. Com 53,7% das citações, Divino Lemes foi o mais citado pelos entrevistados, enquanto Fernando Pellozo aparece bem abaixo, com 15,9%. Júlio Pina e Tiago do Piso aparecem com 6,4% e 1,4%, respectivamente.

No levantamento espontâneo, aquele em que o nome dos candidatos não é apresentado ao eleitor, o prefeito e candidato à reeleição, Divino Lemes, é o nome mais citado, sendo lembrado por 21,1% dos entrevistados. Fernando Pellozo está em segundo, com 11,3%, enquanto Julio Pina tem 4,6% e Tiago do Piso, 1,6%.

De acordo com as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo GO-02525/2020.