sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Pesquisa Fortiori: Diego lidera disputa em Luziânia com 40,4% das intenções de voto

O deputado estadual Diego Sorgatto (DEM) lidera a disputa pela prefeitura de Luziânia com 40,4% das intenções de voto, segundo pesquisa estimulada realizada no município pelo instituto Fortiori entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. A atual prefeita, Edna Aparecida (Podemos), aparece em segundo lugar, com 24% – ela assumiu o Executivo com o afastamento determinado pela Justiça de Cristóvão Tormin (PSD), de quem era vice e aliada política.

Ainda na estimulada, quando são apresentadas ao eleitor cartelas com os nomes dos candidatos, o deputado estadual Wilde Cambão (PSD), ex-secretário de Obras na gestão de Cristóvão, tem 7,8% da preferência dos entrevistados; seguido pelo agenciador de propaganda Duda Lemos (PROS), com 2,2%; Professor Lukas (PSOL), com 0,7%; e pelo motorista Alex Meirelles (Patriota), com 0,5%. Estão indecisos ou não sabem em quem vão votar totalizam 10,8%. Votarão nulo ou em branco 13,5%.

Espontânea

Diego Sorgatto lidera também na pesquisa espontânea, quando é perguntado ao eleitor em quem ele votaria para prefeito de Luziânia sem apresentação prévia de nenhum nome. O deputado é citado por 25,2% dos entrevistados – mais do que o dobro da soma dos percentuais dos seus adversários. Ou quatro vezes mais o percentual da prefeita Edna Aparecida, em segundo lugar com 6,6%.

Também na espontânea Wilde Cambão aparece em terceiro (4,4%). Em quarto lugar vem Eládio Carneiro, com 0,7%; seguido pela vereadora Ana Lúcia, Duda Lemos e Adair, cada um com 0,2%. Importante destacar que Eládio e Adair não estão na disputa pela Prefeitura de Luziânia. E Ana Lúcia é candidata a vice-prefeita na chapa de Diego Sorgatto. Na pesquisa espontânea o percentual de indecisos chega a 46,3%; votariam nulo ou em branco, 15,9%.

Segundo o levantamento, Diego Sorgatto tem outro ponto a seu favor. Quando os entrevistados são questionados em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito de Luziânia, ele é o menos rejeitado. Alex Meireles (Patriota) e Duda Lemos (Pros) são os mais rejeitados respectivamente por 42,2% e 40,9% dos eleitores. Edna Santos tem 29,2% de rejeição.

Mais preparado
A pesquisa ainda apresentou outra questão cuja maioria das respostas sinaliza vantagem a Diego. Quando perguntado ao eleitor quem era o candidato a prefeito melhor preparado para administrar Luziânia, independente da intenção de voto dele, Diego também aparece na liderança com 48,5% das citações, mais do que o dobro do percentual da atual prefeita, Edna Aparecida, que tem 22,1%, que e é seguida por Wilde Cambão, com 7,6%.

Por fim, o eleitor foi confrontado com a pergunta: seria melhor reeleger a atual prefeita para que a administração de Luziânia tivesse continuidade ou seria melhor eleger um nome de oposição, que representasse mudança? Entre os entrevistados, 69,6% optaram por mudança; enquanto 27,5% escolheram continuidade.

Este cenário também acaba sendo favorável a Diego Sorgatto. O deputado consolidou-se, através do seu trabalho na Assembleia Legislativa, como oposição ao então prefeito Cristóvão e, na sequência, à gestão de Edna Aparecida. Com os prefeitáveis oficialmente definidos e com a campanha nas ruas, Diego é o que tem melhor personificado o candidato da mudança.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número GO-09185/2020. Foram feitas 408 entrevistas e a margem de erro máxima é de 4,3%.

Veja abaixo os principais resultados:

PESQUISA ESPONTÂNEA

Diego Sorgatto – 25,2%
Professora Edna – 6,6%
Wilde Cambão – 4,4%
Eládio Carneiro – 0,7%
Ana Lúcia – 0,2%
Duda Lemos – 0,2%
Adair – 0,2%
Indeciso / Não sabe – 46,3%
Nulo / Branco / Nenhum – 15,9%

PESQUISA ESTIMULADA

Diego Sorgatto – 40,4%
Professora Edna – 24%
Wilde Cambão – 7,8%
Duda Lemos – 2,2%
Professor Lukas – 0,7%
Alex Meireles – 0,5%
Indeciso / Não sabe – 10,8%
Nulo / Branco / Nenhum – 13,5%

REJEIÇÃO

Alex Meireles – 42,2%
Duda Lemos – 40,9%
Professor Lukas – 37,0%
Wilde Cambão – 34,8%
Professora Edna – 29,2%
Diego Sorgatto – 20,8%
Rejeita todos – 7,8%
Não rejeita nenhum – 10,8%
Não sabe / Não respondeu – 4,2%

CANDIDATO MAIS PREPARADO
Diego Sorgatto – 48,5%
Professora Edna – 22,1%
Wilde Cambão – 7,6%
Duda Lemos – 1,7%
Professor Lukas – 1,2%
Alex Meireles – 0,2%
Nenhum – 12,3%
Não sabe / Não respondeu – 6,4%

REELEIÇÃO OU MUDANÇA
Reeleger a prefeita e dar continuidade à gestão – 27,5%
Eleger um nome da oposição que represente mudança – 69,6%
Não sabe / Não respondeu – 2,9%