sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

TBC e TV Alego começam nesta terça rodada de debates com candidatos em Gyn

Nesta semana, os eleitores terão a oportunidade de conhecer melhor os candidatos a prefeito da capital e suas propostas. A partir desta terça-feira (20/10), sempre às 20h40, os veículos de comunicação da Agência Brasil Central, em uma parceria com a TV Alego, vão promover quatro rodadas de debates com os postulantes ao cargo de prefeito de Goiânia. A imprensa poderá cobrir os debates diretamente da ABC, criando maior transparência e credibilidade para o eleitor.

No primeiro debate, marcado para esta terça-feira, estarão frente a frente, debatendo ideias e projetos, os candidatos Vanderlan Cardoso, Maguito Vilela, Elias Vaz e Adriana Accorsi. Na quarta, quinta e sexta-feira (dias 21, 22 e 23/10), outros grupos de candidatos participarão dos debates (veja quadro abaixo com a relação completa dos convidados para cada um dos programas). O mediador será o jornalista Paulo Beringhs, o qual atualmente exerce o cargo de secretário da TV Alego.

De acordo com o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Alves da Nóbrega Júnior, estes debates vão dar a oportunidade a todos os candidatos de falarem com todos os goianos. E, principalmente, de falar com pessoas que, em sua maioria, são prejudicadas pela deficiência auditiva; mas que são vencedores porque fazem deste problema um estímulo a mais para se tornarem merecedores de respeito e dignidade. Isso porque os programas terão a participação de um intérprete de língua brasileira de sinais (libras).

Os debates serão realizados sempre às 20h40 no estúdio da TV Brasil Central (TBC). Eles serão retransmitidos simultaneamente pela TV Alego e demais veículos da Agência: as rádios RBC FM e Brasil Central AM e redes sociais da ABC. A previsão é de que durem cerca de uma hora e meia. Não haverá plateia. Cada candidato poderá ser acompanhado de um assessor permanente no estúdio e outro de sua equipe de comunicação. Não haverá cadastramento para os veículos de imprensa que quiserem fazer a cobertura dos debates.

Como serão

Os programas serão divididos em quatro blocos, dos quais três de debate (com perguntas feitas entre os candidatos) e duração de aproximadamente 22 minutos. O último bloco será destinado às considerações finais, com tempo flexível de duração, mas respeitando-se tempo igual para todos. Tudo será feito por sorteio, tanto a posição das cadeiras no estúdio, assim como a ordem das perguntas em cada bloco.

O candidato que não comparecer no dia programado terá a cadeira vazia e identificada. Não será permitida a substituição pelo candidato a vice-prefeito ou qualquer outro representante, seja por qualquer motivo. O candidato que não puder participar do debate na data estabelecida pela Agência Brasil Central, não será autorizado a participar em outra data.

Protocolos sanitários

Tudo será feito seguindo os protocolos sanitários recomendados de prevenção ao coronavírus. Haverá tapetes sanitizantes na entrada, aferição de temperatura, distanciamento das cadeiras e disponibilização de álcool em gel. Não será permitida a entrada de pessoas com qualquer objeto alusivo à campanha e partidos políticos, como camisetas, bótons, bonés e similares. Os candidatos não poderão portar nenhum aparelho eletrônico durante dos debates, apenas caneta e papel.

Vale lembrar que as eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro próximo. Caso haja segundo turno, será no dia 29 de novembro. Confira abaixo as datas e os participantes de cada dia de debate, lembrando que o horário é sempre às 20h40:

1º Grupo – Dia 20/10 (Terça-feira)

Candidatos: Vanderlan Cardoso, Maguito Vilela, Elias Vaz e Adriana Accorsi

2º Grupo – Dia 21/10 (Quarta-feira)

Candidatos: Major Araújo, Dra Cristina, Talles Barreto e Samuel Almeida

3º Grupo – Dia 22/10 (Quinta-feira)

Candidatos: Alysson Lima, Virmondes Cruvinel, Manu Jacob e Cristiano Cunha

4º Grupo – Dia 23/10 (Sexta-feira)

Candidatos: Vinícius Gomes, Gustavo Gayer, Antônio Neto e Fábio Júnior