sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Projeto Cidade Inteligente da prefeitura de Aparecida será destaque em Seminário sobre segurança e tecnologia

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participa nesta quarta-feira, 21, a partir das 10h40, em Brasília, do 3º Simpósio Internacional de Segurança – Edição Online. O evento é organizado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e tem como tema “As Inovações Tecnológicas no Combate à Criminalidade”. O objetivo, segundo os organizadores, é debater o uso de tecnologia e inovação no aperfeiçoamento do combate à criminalidade. O tema do evento deste ano é

O gestor municipal fará a apresentação às 10h40, dentro do Painel 9 – Smart Cities. Ele abordará o projeto de implantação do sistema de videomonitoramento em Aparecida de Goiânia e que tem sido destaque no país por contar com mais de 650 câmeras de videomonitoramento externas e outras 1,9 mil câmeras internas instaladas em órgãos públicos como escolas e unidades de saúde.

Todo o videomonitoramento é coordenado pelo Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) que abriga duas centrais de monitoramento do sistema que possui Inteligência Artificial e um Data Center. Além das câmeras, o projeto Cidade Digital, primeira fase do Cidade Inteligente, conta ainda com a implantação de 200 pontos de acesso à internet gratuitos na cidade e a instalação de 700 km de fibra óptica, número acima do que existe em todo o estado de Goiás.

“Uma cidade inteligente é aquela que dispõe de tecnologias avançadas para potencializar e facilitar a vida da sua população. E é isso que estamos fazendo em Aparecida de Goiânia, implantando tecnologias como foco na cidadania, na eficiência do serviço público, e na segurança da nossa população”, disse o prefeito, que irá apresentar os investimentos em tecnologias aplicados na cidade.

O vice-presidente da ADPF, Luciano Leiro, ressalta que a programação do evento foi pensada com o objetivo de aprofundar ainda mais o debate relacionado à segurança pública, destacando experiências bem sucedidas do uso da tecnologia no combate à criminalidade, no Brasil e em outros países. “Teremos ainda uma expo virtual voltada às tecnologias no combate à criminalidade e que conta com a participação de empresas nacionais e internacionais”, diz.

O simpósio reunirá especialistas em segurança pública, empresários do setor de tecnologias e representantes de instituições policiais e de entidades congêneres. A inscrição é gratuita, mas restrita aos convidados, como gestores e servidores públicos das áreas de segurança, tecnologia e inteligência.