terça-feira , 23 abril 2024
Sem categoria

Em visita de ministro, Iris apresenta avanços na Educação de Goiânia

Em visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro, no dia do aniversário de Goiânia, o prefeito Iris Rezende apresentou os avanços na área nos quase quatro anos de gestão. Ao lado do governador Ronaldo Caiado, Iris destacou as mais de 304 escolas reformadas por meio do Programa Escola Viva e as 3.220 novas vagas criadas com salas modulares, além de outras 4 mil vagas criadas nas estruturas tradicionais.

Durante o ato, que reuniu todos os secretários municipais, o prefeito solicitou que o secretário de Educação da capital, Marcelo Costa, apresentasse um balanço dos avanços obtidos na atual administração e comentou sobre a vinda do ministro a Goiânia. “Um final de semana um ministro deixar Brasília e vir conhecer a realidade da nossa capital me deixa emocionado, ainda mais no aniversário da cidade”, agradeceu o prefeito.

Em seguida, Iris destacou que 9 centros municipais de Educação Infantil, sendo eles Cmei João Paulo I, Cmei Evangelina Pereira da Costa, Cmei Governador Olinto de Paula Leite, CEI Suely Pascoal, Cmei Jardim Europa II, Cmei Lar Fabiano de Cristo, Cmei Jardim América II, Cmei Jardins do Cerrado IV e Cmei Residencial Buena Vista III, foram entregues na sua gestão. O prefeito também lembrou a inauguração de uma escola de tempo integral (Escola Municipal de Tempo Integral Professora Lousinha), além da conversão do atendimento para tempo integral de cinco unidades.

Ao ministro também foi apresentado a ampliação do número de vagas na Educação Infantil por meio das salas modulares. Até o momento, foram mais 170 ambientes de rápida implantação, ampliando em mais de 3 mil vagas nas diferentes modalidades. A estimativa, demonstrada no evento, é de que mais 100 salas sejam instaladas em Goiânia, além da finalização de quatro Cmeis totalmente modulares e da conclusão de nove obras na área da Educação. Com isso, outras 5 mil vagas devem ser disponibilizadas à comunidade goianiense até o final do ano.

Marcelo Costa, por sua vez, destacou o regime de colaboração implementado na gestão Iris, com a integração dos servidores e da comunidade no processo de formação de “Cidadãos para o Futuro”. O secretário destacou que a capital é a única cidade do Brasil que tem o cartão PNAE, uma conta corrente que possibilita a própria unidade realizar os pagamentos aos fornecedores da Alimentação Escolar por meio de um cartão magnético.

“A merenda não tem só caráter nutricional, mas tem caráter pedagógico. O Brasil ainda está trabalhando pelo acesso e permanência e nós, aqui em Goiânia, também lutamos pela qualidade no ensino e pelo acesso à merenda”, destacou o titular ao acrescentar que Goiânia já recebeu visita de representantes outros países para conhecer o modelo gestão descentralizada da aquisição de alimentos para as escolas.

Logo depois, o ministro Milton Ribeiro falou em “gratidão” pela forma que foi recebido pelo prefeito e elogiou Iris pela prática da “boa política”, após ouvir atentamente sobre a formação da capital e a miscigenação cultural – que credita, o prefeito, ser o principal movido pelo progresso da cidade. “Iris fala com o coração e o que é dito com o coração atinge as pessoas”, disse.

Ao retribuir as palavras do prefeito, o governador Ronaldo Caiado falou sobre o aprendizado que tem com Iris sobre gestão. “O prefeito é um professor de política. Tento buscar o que é referência na vida pública. Este homem tem uma história na política. São 62 anos e chega hoje com aprovação que chega a ser unanimidade. Iris é um homem que tem espírito público, ele é o político brasileiro que deixa a política porque acredita ser a hora, sem ser expulso”, finalizou Caiado.