sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Plano de governo de Gustavo em Aparecida tem programa médico para pós-Covid

A recuperação da saúde física e mental dos moradores de Aparecida depois da crise do novo coronavírus será fomentada e monitorada com a implantação do Programa Médico Pós Covid. É uma iniciativa que o atual prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Mendanha (MDB), idealiza para seu possível segundo mandato e já anuncia publicamente no seu plano de governo.

Candidato da coligação Aparecida Com Certeza, Gustavo sugere com o Programa Médico Pós Covid a realização de exames regulares para certificar a recuperação e, se for o caso, oferecer o tratamento necessário de eventuais sequelas clínicas da doença. A intenção, segundo ele, é também prevenir problemas psicológicos decorrentes do contágio do coronavírus.

Gustavo Mendanha ressalta que “só quem já passou por isso sabe o que é você viver o pânico de pensar que vai morrer. Por isso, estamos preparando nossas equipes médicas para fazer exames regulares nas pessoas que tiveram Covid e que possam sofrer, eventualmente, agravamento por conta da doença”, adianta o candidato emedebista.

Dados estatísticos apontam que Aparecida é uma das cidades brasileiras mais bem sucedidas no enfrentamento à Covid. Dos 38.124 casos confirmados até esta quinta-feira (22), conforme o Boletim Epidemiológico Coronavírus/Covid-19, 97% deles (37.053) já estão recuperados. E, segundo a plataforma SUS Analítico, do Ministério da Saúde, considerando apenas as cidades com mais de meio milhão de habitantes, Aparecida é o segundo município com menor taxa de letalidade por Covid (1,36%), ficando atrás apenas de Florianópolis-SC, cujo índice é de 1,04%.

Ainda na saúde, o plano de governo de Gustavo Mendanha propõe a construção de órteses e próteses rápidas com impressora 3D num centro de referência em tecnologia que o candidato à reeleição quer criar numa unidade da rede hospitalar municipal. De acordo com o plano de governo, o emedebista também buscará a construção de uma nova maternidade municipal e de um hospital especializado no combate ao câncer, além da construção, reforma e adaptação dos CAIS Nova Era e Colina Azul para transformá-los em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).