quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Maguito lidera em Goiânia com 29,1%, mostra pesquisa Fortiori

O candidato Maguito Vilela (MDB) lidera a disputa pela prefeitura de Goiânia com 29,1% dos votos, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Fortiori entre os dias 19 a 21 de outubro. O segundo colocado é o senador Vanderlan Cardoso (PSD), com 24,3%. A margem de erro do levantamento é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No segundo pelotão aparecem Adriana Accorsi (PT), com 8,9%; Elias Vaz (PSB), com 3,5%; Major Araujo (PSL), com 3,3% e Alysson Lima (Solidariedade), com 2,3% Registraram 0,8% das intenções de voto os candidatos Gustavo Gayer (DC), Fábio Júnior (UP) e Talles Barreto (PSDB). Samuel Almeida (Pros), Dra. Cristina (PL) e Antônio Vieira (PCB) anotaram 0,4%. Virmondes Cruvinel (Cidadania) e Vinícius Gomes (PCO) têm 0,2% cada. Manu Jacob (PSol) e Cristiano Cunha (PV) não pontuaram.

Na sondagem espontânea, cenário em que não é apresentada cartela com o nome dos candidatos ao eleitor, Maguito foi citado por 19% dos entrevistados. Vanderlan, por 17,5%. Disseram que pretendem votar em Adriana 5,6%. Alysson Lima e Major Araujo foram citados por 1,4% dos entrevistados. Elias Vaz aparece com 1%, e Gustavo Gayer 0,8%. Com percentuais menores aparecem Samuel, Talles, Virmondes e o atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que não é candidato à reeleição.

Estratificação e rejeição

Maguito aparece com maior preferência entre os eleitores jovens, com idade entre 16 a 24 anos, e também tem a melhor aprovação entre a faixa etária de 35 a 49 anos. O emedebista ainda tem índices mais elevados entre os eleitores com nível de escolaridade fundamental até o 5º ano e dos que possuem ensino médio e superior. Nesse quesito, o emedebista perde entre os votantes que tenham cursado entre o 5º e o 9º ano, que tiveram preferência por Vanderlan.

A pesquisa também procurou saber qual o nível de rejeição aos candidatos que concorrem as eleições. Major Araujo é o prefeitável mais rejeitado, com 24,7% das menções, seguido por Vanderlan Cardoso, com 24,3%, e Adriana Accorsi, com 24,1%. Maguito Vilela é rejeitado por 23,5% dos entrevistados. Elias Vaz aparece com 21,7% de rejeição. Alysson Lima e Talles Barreto têm 10,3% cada. Responderam que rejeita a todos os candidatos 7,6% dos eleitores consultados, enquanto que 13,4% não rejeita nenhum. 2,5% não respondeu.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo 06247/2020.