quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Justiça manda suspender pesquisa com suspeita de fraude que favorecia Pábio Mossoró em Valparaíso de Goiás

A Justiça Eleitoral de Goiás determinou a suspensão da pesquisa do Instituto Continental, de Rondônia, que favorecia os candidatos Pábio Mossoró e Elvis Santos à Prefeitura de Valparaíso. A decisão foi proferida pela juíza Letícia Silva Carneiro de Oliveira, na noite desta quinta-feira (29).

A decisão atende ao pedido da coligação Juntos por Valparaíso e retira de circulação a pesquisa fraudulenta. Na sentença, a magistrada entendeu que a pesquisa apresenta irregularidades. De acordo com ela, o Instituto não cumpriu requisitos necessários como o detalhamento de todas as informações quanto ao quantitativo de pessoas entrevistadas por bairro.

Além de suspender a circulação da pesquisa, a juíza determinou que o instituto forneça acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados do levantamento, incluídos os dados referentes à identificação dos entrevistadores, planilhas individuais, mapas ou equivalentes.

Vale ressaltar que a pesquisa apontou confiabilidade de 96% e margem de erro de 3%, totalizando 99% e não 100% como deveria, fato que demonstra claramente que o levantamento foi fraudado.

O instituto em questão já tem histórico de condenações na Justiça por fraude. A mais recente delas ocorreu na semana passada, quando foi determinada a proibição de uma pesquisa fraudulenta em Brasnorte, no Mato Grosso.

Os dados da pesquisa com indícios fortes de fraude contrariam pesquisa realizada pelo Instituto Podium, em que Lêda Borges, do PSDB, aparece com 41,5% das intenções de voto; Pábio em segundo com 27,0% e Elvis Santos em 4º, com 2,0%.