quinta-feira , 25 abril 2024
Sem categoria

Rally dos Sertões 2020 terá dois acampamentos em Goiás

Goiás está na rota do maior rally das Américas com dois destinos turísticos. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Sertões 2020 se transforma no Rally da Solidariedade. Para esta 28ª edição foram feitas adaptações nas suas três dimensões: esporte, social e turismo. A missão este ano é levar acesso gratuito à medicina de qualidade e fomentar a economia em comunidades carentes do Brasil. A ação prevê entrega de cestas básicas e oferta de telemedicina em lugares remotos.

Para a realização da prova, foi criado um rígido protocolo de segurança. Os pilotos, equipes de apoio e médica e a organização do evento ficarão confinados em acampamentos, apelidados de bolhas, sem contato com o público local. Aqueles que desrespeitarem o isolamento obrigatório serão desclassificados.

Esses locais serão mantidos sob sigilo, a fim de evitar aglomeração. A localização exata de cada acampamento só será revelada aos competidores na véspera da etapa. Em Goiás, serão duas bolhas: na segunda e terceira etapas da competição, realizadas, respectivamente, na segunda-feira (2/11) e terça-feira (3/11).

A largada será realizada em São Paulo nesta sexta-feira (30/10), e a chegada em Maranhão está marcada para 7 de novembro. São aproximadamente 5 mil quilômetros de percurso, que inclui passagem pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Maranhão, e o Distrito Federal.

O evento será realizado sem presença de público, mas, em Goiânia, uma ação montada no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) ajuda a criar o clima do Sertões. Uma caminhonete, do tipo das que participam da competição, está exposta na Esplanada Juscelino Kubitscheck do CCON, para chamar a atenção para a corrida. Além de visitar o espaço, os interessados também poderão tirar fotografias no local.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora a dimensão social da prova. “O Sertões não é um evento que vem e passa por aqui todo ano levantando poeira. É um evento que veio e ficou em Goiás. Ficou por tudo o que ele representa e pela relação que tem com o Estado, com o interior do Brasil, de divulgar as belezas de um Brasil desconhecido para o país inteiro”, aponta.

O titular da Goiás Turismo ainda destaca que outra marca do evento são as ações sociais que o Sertões traz e desenvolve junto com o Estado, como na área da saúde, com o atendimento às pessoas mais necessitadas, nos lugares mais remotos. “O rally não trabalha só a parte esportiva, competitiva, trabalha a superação, o lado social, e trabalha a área do turismo, de explorar o Brasil”, acrescenta.

Atendimento
Na edição 2020, o Sertões vai deixar a marca da solidariedade por onde passar. Na área da saúde, em parceria com o SAS Brasil, serão instaladas unidades de telemedicina que, com uso de tecnologia, permitirão atendimento médico gratuito de qualidade nas áreas carentes do País.

O SAS Brasil desenvolveu cabines de atendimento munidas de equipamentos médicos, que serão instaladas em municípios próximos às bolhas do rally. Após a passagem do Sertões, as unidades de telemedicina ficam nessas localidades para que a população se beneficie por um ano do atendimento médico gratuito.