Veja matéria do Jornal Opção:
A pesquisa Grupom/Jornal Opção aponta que a disputa pela Prefeitura de Goiânia segue acirrada a apenas quatro dias da eleição de primeiro turno. O levantamento demonstra empate técnico entre os dois primeiros colocados nas intenções de voto na capital: Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB).
Se as eleições fossem realizadas hoje, Vanderlan levaria a melhor com 27.2% dos votos. Já Maguito Vilela tem a preferência de 26% dos eleitores, o que leva a disputa equilibrada para o segundo turno. O percentual de diferença entre os dois candidatos está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 4%.
Os números não apresenta grande diferença na pesquisa espontânea – aquela em que o eleitor escolhe o primeiro nome que vem a mente, sem que sejam apresentadas as opções. Nessa modalidade, Vanderlan aparece com 23.5% das intenções. Já Maguito alcança os 22.6%.
Cenário aponta segundo turno apertado
A pesquisa Grupom/Jornal Opção também questionou os eleitores sobre uma disputa no segundo turno entre os dois candidatos melhor colocado no levantamento. Mais uma vez o cenário se mostra apertado entre Vanderlan e Maguito,
Para o segundo turno Maguito passa a frente, ficando com 43% das intenções de votos. Vanderlan alcança 40,1% da preferência dos eleitores. A diferença de 2.9% segue dentro da margem de erro da pesquisa.
No segundo turno, a pesquisa aponta que 3% dos eleitores ainda está indeciso. Outros 13.9% responderam que vão votar nulo ou branco no dia 29 de novembro.
Rejeição
O Grupom também fez o levantamento estimulado de quem o eleitor não votaria de jeito nenhum no primeiro turno. Mais uma vez a pesquisa revela o equilíbrio na corrida ao Paço. Maguito tem índice de rejeição de 15.1%, enquanto Vanderlan tem 14.9%.
Demais candidatos
A pesquisa traz Adriana Accorsi (PT) em terceiro lugar com 10.3% das intenções, seguida de Elias Vaz (PSB) que tem a preferência de 5.5%. Major Araújo (PSL) tem 4%, Gustavo Gayer (DC) chega a 3.8%. Já Allyson Lima (SD) aparece com 3.6%, Dra.Cristina (PL) tem 3% das intenções, enquanto Virmondes Cruvinel (PPS) fica com 1.3%. O candidato Samuel Almeida (PROS) tem índice de 0.8%, acompanhado de Talles Barreto (PSDB) com 0.7% e Manu Jacob (PSOL) que aparece empatada com Fábio Júnior (UP), – ambos com 0.5%. Cristiano Cunha (PV) fica 0.3%. Vínicius Gomes (PCO) e Antônio Vieira Neto (PCB) não pontuaram.
Indecisão para Câmara Municipal
Os eleitores ainda estão indefinidos em relação a escolha dos candidatos a vereadores em Goiânia, segundo a pesquisa Grupom/ Jornal Opção. Entre os entrevistados, 46.9% respondeu que não sabe ainda em quem vai votar para uma vaga da Câmara Municipal. A pesquisa aponta que 50.1% definiu seu candidato e 3% vota nulo ou branco.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, atingindo o índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número GO-07354/2020.