quinta-feira , 18 abril 2024
Sem categoria

Campanha de Maguito assegura políticas de inclusão às pessoas com deficiência

A campanha de Maguito Vilela, representada pelo presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, assumiu nesta quarta-feira (11) uma série de compromissos com as entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. O Movimento das Pessoas com Deficiência apresentou contribuições para serem incluídas no projeto de gestão da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente com o objetivo de promover a inclusão e gerar melhor qualidade de vida e bem-estar desta parcela da população.

“Todas estas propostas são extremamente coerentes com o projeto de cidade moderna e inclusiva que Maguito vai implantar em Goiânia. Estes são os ideais políticos de Maguito, que é fazer justiça social e amparar as pessoas em todas as suas necessidades”, assegurou Daniel Vilela. “Promover a inclusão é obrigação do poder público e, sem dúvida, será uma das bandeiras da nossa gestão”, acrescentou.

Entre as reivindicações está a criação da Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, implementação de serviço especializado de saúde reprodutiva da mulher com deficiência, ampliação dos programas de qualificação profissional e instituição de políticas públicas que garantam acessibilidade aos espaços públicos da cidade e acesso aos equipamentos culturais, além de fomentar pesquisas científicas em novas tecnologias para o atendimento às pessoas com deficiência e ampliar os programas de qualificação profissional para inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O programa de Maguito já prevê a ampliação gradativa de vagas de emprego, incentivo e benefício às empresas que possuem programas de inserção da pessoa com deficiência, reestruturação e adaptações físicas das estruturas municipais e fortalecimento da rede de atendimento médico da Saúde da Família focada no atendimento à pessoa com deficiência. “O desafio que aceitamos com muita boa vontade e responsabilidade é criar condições para que as pessoas sejam respeitadas em sua essência e tenham seus direitos assegurados em nossa cidade”, enfatizou Daniel.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Goiânia, Antônio José Ferreira, ressaltou a importância de manter diálogo permanente com a sociedade civil para que a administração contemple as necessidades da população mais vulnerável da capital. “As propostas construídas pelas entidades representativas das pessoas com deficiências, entregues à coordenação da campanha do próximo prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, vão contribuir muito para que a cidade seja mais inclusiva e acessível. É fundamental para nós, representantes deste segmento, apresentar um plano de governo em sintonia com os públicos mais vulneráveis.”, destacou Antônio.

Estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho Estadual dos direitos da Pessoa com deficiência (CEDD), Aldenor Carneiro; presidente do Conselho Municipal dos direitos da Pessoa com deficiência (Comped), Antonio José Ferreira; presidente da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (APABB), José Carlos Rodart e o diretor jurídico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Eduardo Mesquita. Além destas, outras entidades também assinam o documento.