13 vereadores eleitos podem ficar de fora da nova composição da Câmara Municipal de Goiânia

13 dos 35 vereadores eleitos em Goiânia no último dia 15, podem não ser diplomados e consequentemente sem direito de exercer o mandato. O motivo de tantas possíveis mudanças de cadeiras é por conta do provável não cumprimento da cota mínima de 30% por gênero.

Desta forma, haveria mudanças no quociente eleitoral, alterando o cálculo necessário para eleger vereador. Boa parte do não atendimento à regra eleitoral se deve à desistência de mulheres no processo eleitoral.

Equipes jurídicas dos partidos trabalham para justificar item por item. Embora tenham cumprido o mínimo de 30%, a desistência causou mudança no percentual, ficando abaixo do que determina a lei. Alguns casos legendas confirmaram que houve desistências, mas depois do deferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). O prazo para julgamento dos registros terminou em 26 de outubro.

SITUAÇÃO DE CADA PARTIDO

Cidadania

Candidatos: 46

Mulheres: 12

Número necessário: 13

*Partido elegeu Marlon Teixeira e Nilda Madureira renunciou à candidatura.

Avante

Candidatos: 12

Mulheres: 11

Número necessário: 12

*Partido elegeu Geverson Abel e Thialu Guiotti. A candidata Rosenilde Costa dos Santos Fonseca teve registro indeferido por ausência de requisito de registro. Jaqueline Costa renunciou à candidatura.

PL

Candidatos:42

Mulheres:12

Número necessário: 13

*Partido elegeu Willian Veloso. Chris Cidião e Soraya Oliveira renunciaram à candidatura.

PSC

Candidatos: 41

Mulheres: 12

Número necessário: 13

*Partido elegeu Leia Klébia.

PTB Candidatos: 40

Mulheres: 11

Número necessário: 12

*Partido elegeu Léo José A candidata Marina Gonçalves Correia (PTB) foi indeferida por não ter apresentado documentos de comprovação de escolaridade.

PTC

Candidatos: 35

Mulheres:10

Número necessário: 11

*Partido elegeu Paulo Henrique da Farmácia. A candidata Maria Felix (PTC) foi indeferida por ausência de requisito de candidatura.

PRTB Candidatos: 50

Mulheres: 13

Número necessário: 15

*Partido elegeu Bruno Diniz e Santana Gomes. A candidata Sônia Mairma de Souza Dutra teve registro indeferido por ausência de requisito de candidatura. O partido recorreu e houve indeferimento com recurso.

PDT

Candidatos: 49

Mulheres: 14

Número necessário: 15

*Partido elegeu Juarez Lopes.

PMB

Candidatos: 39

Mulheres: 11

Número necessário: 12

*Partido elegeu: Edgar Duarte e Pastor Wilson. A candidata Vanja dos Santos (PMB), teve a candidatura indeferida, por não ter feito a prestação de contas na eleição de 2014. Ela foi para a urna sub judice. Marta de Jesus renunciou à candidatura.

PSB Candidatos 33

Mulheres:9

Número necessário: 10

*Partido elegeu Pedro Azulão Júnior A direção do partido alegou que a proporção final não ficou adequada, pois o TRE manteve por um equívoco a candidatura de um homem. O partido informou que havia feito o pedido da retirada. Cristiany Beatriz renunciou à candidatura.