sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

13 vereadores eleitos podem ficar de fora da nova composição da Câmara Municipal de Goiânia

13 dos 35 vereadores eleitos em Goiânia no último dia 15, podem não ser diplomados e consequentemente sem direito de exercer o mandato. O motivo de tantas possíveis mudanças de cadeiras é por conta do provável não cumprimento da cota mínima de 30% por gênero.

Desta forma, haveria mudanças no quociente eleitoral, alterando o cálculo necessário para eleger vereador. Boa parte do não atendimento à regra eleitoral se deve à desistência de mulheres no processo eleitoral.

Equipes jurídicas dos partidos trabalham para justificar item por item. Embora tenham cumprido o mínimo de 30%, a desistência causou mudança no percentual, ficando abaixo do que determina a lei. Alguns casos legendas confirmaram que houve desistências, mas depois do deferimento do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). O prazo para julgamento dos registros terminou em 26 de outubro.

SITUAÇÃO DE CADA PARTIDO

Cidadania

Candidatos: 46

Mulheres: 12

Número necessário: 13

*Partido elegeu Marlon Teixeira e Nilda Madureira renunciou à candidatura.

Avante

Candidatos: 12

Mulheres: 11

Número necessário: 12

*Partido elegeu Geverson Abel e Thialu Guiotti. A candidata Rosenilde Costa dos Santos Fonseca teve registro indeferido por ausência de requisito de registro. Jaqueline Costa renunciou à candidatura.

PL

Candidatos:42

Mulheres:12

Número necessário: 13

*Partido elegeu Willian Veloso. Chris Cidião e Soraya Oliveira renunciaram à candidatura.

PSC

Candidatos: 41

Mulheres: 12

Número necessário: 13

*Partido elegeu Leia Klébia.

PTB Candidatos: 40

Mulheres: 11

Número necessário: 12

*Partido elegeu Léo José A candidata Marina Gonçalves Correia (PTB) foi indeferida por não ter apresentado documentos de comprovação de escolaridade.

PTC

Candidatos: 35

Mulheres:10

Número necessário: 11

*Partido elegeu Paulo Henrique da Farmácia. A candidata Maria Felix (PTC) foi indeferida por ausência de requisito de candidatura.

PRTB Candidatos: 50

Mulheres: 13

Número necessário: 15

*Partido elegeu Bruno Diniz e Santana Gomes. A candidata Sônia Mairma de Souza Dutra teve registro indeferido por ausência de requisito de candidatura. O partido recorreu e houve indeferimento com recurso.

PDT

Candidatos: 49

Mulheres: 14

Número necessário: 15

*Partido elegeu Juarez Lopes.

PMB

Candidatos: 39

Mulheres: 11

Número necessário: 12

*Partido elegeu: Edgar Duarte e Pastor Wilson. A candidata Vanja dos Santos (PMB), teve a candidatura indeferida, por não ter feito a prestação de contas na eleição de 2014. Ela foi para a urna sub judice. Marta de Jesus renunciou à candidatura.

PSB Candidatos 33

Mulheres:9

Número necessário: 10

*Partido elegeu Pedro Azulão Júnior A direção do partido alegou que a proporção final não ficou adequada, pois o TRE manteve por um equívoco a candidatura de um homem. O partido informou que havia feito o pedido da retirada. Cristiany Beatriz renunciou à candidatura.