quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Eleitores de PT, PSL e DC migram para Maguito Vilela, mostra pesquisa

Veja matéria do site da Sagres 730:

As campanhas de Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD) realizam as últimas tentativas de conquistar o eleitor goianiense neste segundo turno das Eleições 2020. De acordo com Pesquisa Diagnóstico divulgada na última quinta-feira (26), 9 em cada 10 eleitores devem manter os votos dados no primeiro turno.  Resta aos dois candidatos, convencer os eleitores dos outros 14 concorrentes na primeira votação.

Adriana Accorsi (PT) foi a terceira colocada no primeiro turno com 13,39% dos votos válidos. O PT decidiu por manter a neutralidade neste segundo turno. Já a candidata, decidiu apoiar o candidato do MDB. 62% dos eleitores de Adriana devem migrar para Maguito Vilela no segundo turno. Outros 18,8% manifestam a intenção de votar em Vanderlan. 19% dos eleitores não sabem, votam branco ou nulo.

O candidato Gustavo Gayer (DC) terminou o primeiro turno como o quarto colocado com 7,62% e 45 928 votos. Gayer e o partido Democracia Cristã decidiram pela neutralidade neste segundo turno. De acordo com a Pesquisa Diagnóstico, 37,5% dos eleitores estão dispostos a votar em Maguito Vilela. 29,2% dos eleitores manifestam a intenção de votar em Vanderlan Cardoso. Outros 33,4% votam branco, nulo ou seguem indecisos.

O deputado federal Elias Vaz (PSB) terminou o primeiro turno na quinta colocação com 24 626 votos e 4,08% dos votos validos. O candidato e o Partido manifestaram o apoio público ao candidato Maguito Vilela no segundo turno. A maioria dos eleitores tendem a seguir um outro caminho: 44,4% manifestam intenção de votar em Vanderlan Cardoso. 33,3% devem seguir a sugestão de Elias Vaz. Outros 22,3% manifestam votar branco ou nulo.

O deputado estadual Major Araújo (PSL) terminou a corrida do primeiro turno na sexta colocação com 3,38% dos votos válidos e 20 395 votos em Goiânia. Enquanto o candidato optou pela neutralidade, o PSL anunciou apoio a candidatura de Maguito Vilela. O evento na última segunda-feira contou com a presença do deputado federal Waldir Soares, do deputado Estadual Paulo Trabalho e vereador reeleito Lucas Kitão. 45,5% dos eleitores de Major Araújo estão indecisos ou votarão branco ou nulo. 36,4% dos eleitores manifestaram intenção de votar em Maguito Vilela e outros 18,1% estão com a intenção de eleger Vanderlan Cardoso.

Entre os eleitores que optaram pelo voto branco ou nulo durante o Primeiro Turno, 62,5% manifestam a intenção em manter a decisão no Segundo turno.