sexta-feira , 19 abril 2024
Sem categoria

G1: Maguito tem “momentos de despertar breves”, afirma médico

O prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), tem “momentos de despertar breves” enquanto segue internado e sedado se recuperando da Covid-19, segundo informou nesta segunda-feira (7) o médico responsável pelo tratamento, Marcelo Rabahi. O político está em tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O pneumologista explica que, após a retirada da máquina que funcionava como pulmões e coração de forma artificial, no último sábado (5), a meta é a retirada lenta da sedação para que ele possa respirar de forma natural.

No último boletim divulgado, na noite de domingo (6), Maguito seguia com estabilidade do quadro hemodinâmico, traqueostomizado com ventilação mecânica em modo protetor e diálise contínua. Uma nova atualização do quadro dele só deve ocorrer na tarde desta segunda-feira, conforme a assessoria do prefeito eleito.

Rabahi disse que Maguito acorda às vezes. Porém, provavelmente, por conta da sedação, não sabe e não se lembrará do que passa nestes momentos.

“Ele tem momentos de despertar breves, muito provavelmente, inconsciente, apesar de atender aos comandos, uma vez que ele está sob efeito de sedativos. É mais ou menos como aquela pessoa que está querendo acordar de uma anestesia pós-cirurgia e começa a despertar, mas, muitas vezes, nem vai se lembrar daquele momento”, pontua.