sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Iris recebe homenagem durante inauguração da restauração do Pórtico IFG

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, foi homenageado durante a inauguração do Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O prefeito foi homenageado por ser ex-aluno da instituição e pela contribuição ao desenvolvimento de Goiânia e Goiás.

Também foram homenageados os três personagens que inspiraram o monumento das Três Raças, escultura localizada no centro da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira, de 1968, em homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena – que deu origem ao povo goiano – e Hélio Naves, responsável por requerer o então menor de idade Iris Rezende na escola, em 1950.

Emocionado, Iris agradeceu a homenagem e lembrou a importância da instituição em sua formação como líder estudantil. Logo depois foi eleito presidente do Grêmio Literário Castro Alves da Escola Técnica de Campinas, quando foi aluno do Lyceu.
“Tudo começou aqui nessa casa, nessa escola. Aqui vinham jovens do interior e, por isso, eu convivi com pessoas de todo o Estado. A Escola Técnica foi tudo na minha vida política”, disse o prefeito.

“Uma homenagem desse porte aumenta a responsabilidade em todos os sentidos. Tenho sido premiado com homenagens que me trazem emoções até dormindo. Venho dizer que me encontro emocionado, pelo local onde se realiza essa homenagem. Quando adentrei aqui eu voltei ao passado”, complementa.

O reitor Jerônimo Rodrigues da Silva entregou uma cópia do dossiê do aluno Iris Rezende e elogiou o político que agora faz 62 anos de vida pública. Representando o governador Ronaldo Caiado, o secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy ,citou a trajetória vencedora de Iris na política.

“O senhor está vivendo o momento que me emocionou profundamente, estive no evento em sua homenagem na Saneago, pensei: é isso que vale a pena estar na vida pública. O senhor é exemplo para o mundo, pela forma que começou na vida pública e como está concluindo ela”, elogiou.

Monumento

Símbolo do Batismo Cultural de Goiânia, o pórtico é um bem público, considerado patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco da cidade. As obras foram financiadas com recursos de edital do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, mantido pelo Governo do Estado. O projeto é da Elysium Sociedade Cultural, responsável pela execução da obra.