Bolsonaro é o favorito para 2022, mostra nova pesquisa XP/Ipespe

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria o favorito a vencer nova disputa para o Planalto se a eleição presidencial fosse hoje. É o que mostra pesquisa XP/Ipespe divulgada na 3ª feira (15.dez.2020).  De acordo com o levantamento, o presidente é o favorito de 29% dos eleitores, seguido por Fernando Haddad (PT), com 12% de preferência. Os dois disputaram o 2º turno da eleição presidencial de 2018.

Numericamente abaixo do petista, mas empatados na margem de erro (de 3,2 pontos percentuais), aparecem o ex-ministro Sergio Moro (11%), e Ciro Gomes (9%). Na sequência vêm Luciano Huck (7%), Guilherme Boulos (5%) e João Doria (4%).

O levantamento também mostra que a taxa de aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro se mantém estável. O resultado confirma panorama mostrado na semana passada pelo PoderData.

A pesquisa indica que a gestão Bolsonaro é avaliada como “ótima ou boa” por 38%, enquanto 35% a consideram “ruim ou péssima” e 25% a classificam como “regular”. Os números indicam variações, em relação à pesquisa anterior, dentro da margem de erro dos estudos.

A pesquisa XP/Ipespe foi realizada de 7 a 9 de dezembro e usou o resultado de 1.000 entrevistas feitas por telefone.