Videomonitoramento em Aparecida já conta com quase 200 câmeras

O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia, operado pelo Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), já conta com quase 200 câmeras em funcionamento. As imagens em tempo real são monitoradas 24 horas pelas forças de segurança como Guarda Civil (GCM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, SAMU e SMTA.

O software é capaz de identificar placas de veículos furtados ou roubados e também reconhecer foragidos da Justiça, possibilitando a ação imediata das autoridades de segurança pública. Para colaborar com a eficiência do serviço, um data center instalado dentro do CIT possui capacidade de 7.600 terabytes para o armazenamento de dados.

Aparecida já tem 400 câmeras instaladas na cidade. No total, 650 equipamentos irão fazer o videomonitoramento de praças, parques, avenidas comerciais e de grande fluxo, etc. “Estamos avançando diariamente na instalação das câmeras. Em breve, boa parte da cidade já será monitorada”, garante o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha. Para que tudo opere normalmente, mais de 500 km de cabeamento de fibra óptica já foram instalados no município. Ao final do projeto, serão 700 km.

“Nosso monitoramento é feito por dois tipos de câmeras. Temos a Speed Dome que são as que possuem capacidade de movimentação da lente em 360 graus e podem ser utilizadas em ambientes mais abertos, como praças, parques, cruzamentos e outros. Também utilizamos o Bullet, que são as câmeras fixas, bastante utilizadas para o monitoramento de vias e leitura de placas. Os dois modelos possuem resolução de gravação Full HD e zoom óptico de até 30x”, destaca o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.