sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Aprovado na Câmara reajuste previdenciário dos servidores da prefeitura de Goiânia

O projeto de Lei Complementar 25\2020, que prevê aumento no desconto da previdência na folha de pagamento dos servidores municipais de Goiânia de 11 para 14%, foi aprovado em primeira votação durante sessão na Câmara de Goiânia desta quarta-feira (22/12). A matéria foi enviada pelo prefeito Iris Rezende.

A prefeitura justifica o pedido de aumento da contribuição previdenciária dizendo que os servidores da União e do Estado já pagam a alíquota de 14% e que a Emenda Constitucional 103\2019 exige dos entes federados que descontem a mesma porcentagem da União, caso o regime próprio de previdência social apresente déficit.

A prefeitura ainda alega que, de acordo com os cálculos atuariais protocolados junto à Secretaria Especial da Previdência e do Trabalho (SPREV), existe o déficit. Contudo, o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos de Goiânia aponta que a própria prefeitura afirma na justificativa que há um superávit atuarial de R$ 645 milhões e que a empresa contratada para realizar os cálculos indicou que a alíquota atual já garante o equilíbrio financeiro da previdência municipal. Durante a discussão do projeto em plenário, as vereadoras Dra Cristina (PL) e Priscila Tejota foram contrárias ao aumento.