quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Prefeitura faz maratona e entrega pelo menos 35 obras em dezembro

Uma verdadeira maratona de entregas faz parte da agenda do prefeito Iris Rezende neste mês de dezembro, que marca também o final de sua gestão 2017/2020 em Goiânia com as inaugurações de pelo menos 35 obras. Na quarta-feira (23), por exemplo, a saúde ganha a UPA e Ciams no Jardim América. Com capacidade para atender mais de 10 mil pacientes por mês, o complexo de saúde contará com Centro de Especialidades Odontológicas e Centro Integrado de Pediatria.

Antes ainda, em 11/12, e após funcionar exclusivamente como unidade de saúde referência para tratamento da COVID-19 durante meses, o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) foi oficialmente inaugurado para prestar assistência à saúde da mulher e da criança. De imediato, a maior maternidade pública do país já está apta a receber gestantes, puérperas e mulheres encaminhadas pela Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), com capacidade para realizar de 800 a 1000 partos por mês.

Também na saúde, em 17/12 foram entregues as obras de reforma e adequações do Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) Cândida de Morais, que conta com a parte de urgência de atendimento 24 horas, com clínico geral, pediatra, dentista, coleta para exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X digital. Na parte ambulatorial da unidade, são oferecidas 10 especialidades médicas. Entre elas, clínica geral, ginecologia, cardiologia e psicologia. Todas as consultas são marcadas pelo teleconsulta (0800 646 1560). Também há marcação de vale-exame, atendimento de serviço social e farmácia.

Antes disso, no dia 15/12, o prefeito entregou a nova base da 1ª Unidade de Comando Regional da Guarda Civil Metropolitana. O destacamento da Corporação irá atender a 153 bairros da região central de Goiânia e reforçará a segurança de mais de 200 mil pessoas. No mesmo dia, a Praça da Bíblia ganhou uma unidade Atende Fácil, que descentraliza ainda mais os serviços da Prefeitura. Com capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais, a Unidade oferece mais de 300 tipos de serviços para a população.

No sábado (19/12) foi inaugurada a ponte da Avenida dos Alpes, que liga a Vila Alpes à Av. C-107, no Jardim América, passando sobre o trecho 3 da Marginal Cascavel.

Na noite desta segunda-feira (21/12) foi a vez do Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, localizado no Jardim Goiás. Idealizado pela primeira-dama, Iris de Araújo, o espaço será destinado à Cultura em suas mais variadas modalidades e expressões. Com três pavimentos,a Casa abriga salão de exposições, sala para atividades de imersão, sala multiuso, auditório para 216 pessoas com palco, dois camarins e coxia, café/bar, deck café e biblioteca virtual.

Na educação , muitas novas unidades ampliam ainda mais as vagas oferecidas pelo Município, que este ano alcançou a marca histórica de mais de 108 mil alunos matriculados. No início de dezembro (5/12) foi entregue o Cmei Jardins do Cerrado IV, e nesta segunda-feira (21/12) foram outras quatro salas modulares na Escola Municipal Orlando de Moraes, no residencial de mesmo nome. As salas possibilitaram a ampliação de 350 vagas na instituição, que atende educandos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. De 745 alunos, a escola passa a atender 1095, de 4 a 14 anos.

Nesta terça-feira (22/12) foi a vez do descerramento de placa no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Residencial Buena Vista III, na região oeste da capital. Mas a gestão ainda vai entregar mais quatro obras na Educação Infantil em dezembro, sendo elas o Cmei Center Ville, Cmei Residencial Mundo Novo, Cmei Ceasa e Cmei Brisas do Cerrado, o último totalmente modular. Juntas, as novas unidades serão responsáveis por acolher mais 1,5 mil crianças da Capital.

Mais cedo, em cerimônia emocionante, o prefeito inaugurou o Viaduto Luiz José Costa, elevado do complexo viário no cruzamento das avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Alameda Leopoldo de Bulhões. O complexo Viário da Jamel Cecílio é uma das maiores intervenções da Prefeitura de Goiânia nos últimos anos na busca por maior fluidez ao tráfego.

Em seguida a comitiva inaugurou o prolongamento da Avenida Leste-Oeste, entre a Avenida Castelo Branco, no Setor Rodoviário, e a Rua da Alegria, no Bairro Goiá. O trecho, na Região Oeste de Goiânia, possui 1,7 km e recebeu o nome de Avenida Arquiteto Eurico Calixto de Godoi, pioneiro da arquitetura moderna goiana. As inaugurações de 22/12 foram também uma forma de comemorar o aniversário do prefeito, que hoje completou 87 anos.