A bancada do PT, a maior da Câmara, decidiu na tarde desta 2ª feira (4.jan.2021) apoiar o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para presidência da Casa. O pleito será realizado em 1º de fevereiro.
A bancada do PT, a maior da Câmara, decidiu na tarde desta 2ª feira (4.jan.2021) apoiar o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) na eleição para presidência da Casa. O pleito será realizado em 1º de fevereiro.
O partido já faz parte do bloco no qual está Baleia, mas cogitava lançar candidato próprio – não há regra que impeça haver mais de uma candidatura no mesmo bloco. A principal função desses grupos é fazer número para conseguir cargos importantes na Casa, que são divididos proporcionalmente à quantidade de deputados eleitos do bloco.
Havia resistência em alguns setores do PT a Baleia por sua proximidade com Michel Temer (MDB). Petistas julgam que Temer deu um golpe de Estado para derrubar Dilma Rousseff (PT) e assumir a presidência da República em 2016. O deputado, além de líder do MDB, é presidente nacional do partido.
Por outro lado, o PT era pressionado porque a outra candidatura posta é a de Arthur Lira (PP-AL). O deputado se aproximou de Jair Bolsonaro ao longo de 2020 e é o favorito do Palácio do Planalto.
Dos 52 deputados do PT, 51 estavam na votação, realizada por videoconferência. Foram 27 pró-Baleia e 23 a favor de uma candidatura própria, além de uma abstenção. Ou seja, não se tratou de uma unanimidade. Se houvesse candidatura própria o partido provavelmente apoiaria o candidato do MDB no 2º turno.
O bloco em torno de Baleia Rossi foi articulado por Rodrigo Maia. Ele anunciou o nome do candidato em 23 de dezembro. Até aquele momento também era cogitado o nome de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) para disputar o cargo.
Os 52 votos de deputados do PT, se todos depositados em um mesmo candidato, pode ser decisivos na eleição. Para vencer a disputa são necessários 257 votos, se todos os 513 deputados votarem.
O deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) denunciou, durante a sessão na Assembleia...
Para começo de conversa, dona Schmidt, Goiás não terá compensação financeira da...
O garoto de 11 anos estava na sala de aula, em Aparecida...
O site Mais Goiás informou neste sábado (21) que o juiz Alexandre...