sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Covid-19: 1,8 mil pessoas testam positivo em 24 horas em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), testou 1.833 pessoas no primeiro dia da testagem ampliada da população em 2021. Do total, 180 deram positivo para Covid-19, o que representa 9.8%.

Para a diretora de Epidemiologia, Grécia Carolina Pessoni, o percentual de positivos é preocupante e confirma um aumento no número de casos de Covid-19 em Goiânia.

“Desde o início da testagem, a média geral de positivos é de 12%, mas desde outubro vínhamos registrando uma queda acentuada que girava em torno de 5% a 7%, mas chegamos a registrar pouco mais de 3%. Agora temos quase 10% e isso é muito preocupante”, enfatiza a diretora.

Com o crescimento dos casos positivos, a SMS alerta para que as medidas de segurança sejam seguidas. “É preciso que todos continuem usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Até que a vacina chegue, somente essas ações podem salvar vidas”, alerta.

A aplicação do teste de antígeno, que fica pronto em poucos minutos após a coleta com swab, tem como meta identificar as pessoas que estão com a doença, mas não apresentam sintomas. Uma vez identificadas e isoladas, é possível quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus no meio onde elas costumam circular.

Quem estiver com sintomas, deve procurar uma unidade de saúde ou agendar a coleta domiciliar pelos telefones da Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19  (3267-6123 e 98599-0200).

Nesta quinta-feira, a testagem prossegue na Escola Municipal Lorena Parque, rua Valentim Capuzzo, quadra 10, n° 250, no bairro de mesmo nome.